O PAPEL DO PROFESSOR NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E-LEARNING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14745

Palavras-chave:

E-learning. Motivação Educacional. Ambientes de Aprendizagem. Estratégias de Ensino.

Resumo

Este estudo teórico emprega uma Revisão Bibliográfica como método de investigação, com o objetivo de compreender e analisar as estratégias e práticas pedagógicas que os educadores adotam para fomentar a motivação dos estudantes em ambientes de aprendizagem e-learning. A pesquisa foi conduzida utilizando a base de dados Scielo Brasil, com "Motivação para os Estudantes no Ambiente E-learning" como termos de busca. Estes ambientes, caracterizados por sua flexibilidade e acessibilidade, proporcionam oportunidades singulares para a personalização do processo de aprendizagem. Contudo, a motivação dos estudantes pode representar um desafio nestes contextos, devido à ausência de interação presencial e à necessidade de autodisciplina para o aprendizado autônomo. O educador, portanto, assume um papel fundamental na motivação dos estudantes, ao fornecer feedback oportuno, criar experiências de aprendizagem envolventes e estabelecer uma comunidade de aprendizagem online.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Universidad Europea del Atlántico

Mestrando em Educação - As Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha); Lattes: http://lattes.cnpq.br/3126687554034859; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9695-2326.

Demisa Francisca  Pires, ISEIB

Especialista: Psicopedagógia e educação infantil (ISEIB); Lattes: https://lattes.cnpq.br/8277904339287476; ORCID: https://orcid.org/0009-0005-1407-8516.

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes

Pedagoga e especialista em Psicopedagogia institucional; Lattes: https://lattes: https://lattes.cnpq.br/4073243439810855. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3292-1319.

Uilma Honorato dos Santos, Faveni

Especialista em Psicopedagoga Institucional (Faveni);  Lattes: https://lattes.cnpq.br/4486378420281595.  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4943-5383.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Andrade Filho, M. A. S. de, Pires, D. F., Gomes, P. C. P. A., & Santos, U. H. dos. (2024). O PAPEL DO PROFESSOR NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E-LEARNING. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 314–328. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14745