AÇÕES DIDÁTICAS CENTRADAS NA GAMIFICAÇÃO QUE MELHOREM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE 6º E 7º ANO

Autores

  • Whilmarena Sidran Silva Lima Mesquita Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20988

Palavras-chave:

Gamificação. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.

Resumo

Esse artigo buscou analisar como ações didáticas centradas na gamificação podem contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Matemática de alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica, considerando livros, artigos científicos e documentos oficiais publicados entre 2018 e 2023, além de obras clássicas que fundamentam o campo educacional. O estudo identificou que a gamificação, ao incorporar elementos característicos dos jogos como desafios, recompensas e progressão por níveis, favorece o engajamento dos estudantes e promove maior motivação para o aprendizado da Matemática, disciplina frequentemente associada a dificuldades e desinteresse. Os principais resultados apontaram que a utilização da gamificação amplia o raciocínio lógico, fortalece o protagonismo dos alunos e contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, resiliência e autonomia. Também foi possível constatar que práticas gamificadas favorecem a inclusão escolar, pois respeitam diferentes ritmos de aprendizagem e estimulam maior equidade em sala de aula. Conclui-se que a gamificação representa uma estratégia pedagógica promissora, desde que planejada de forma intencional e articulada aos objetivos curriculares, tornando a Matemática mais significativa, dinâmica e conectada à realidade dos estudantes.

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Biografia do Autor

Whilmarena Sidran Silva Lima Mesquita, Uneatlantico

Mestra em Educação: Formação de Professores, Universidade: Uneatlantico.

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Mesquita, W. S. S. L. (2025). AÇÕES DIDÁTICAS CENTRADAS NA GAMIFICAÇÃO QUE MELHOREM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE 6º E 7º ANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2100–2110. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20988