A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA VIDA DO SER HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13850Palavras-chave:
Educação matemática. Ensino e Aprendizagem. Didática.Resumo
O artigo discorre sobre as percepções da matemática na educação básica, na qual, busca-se compreender quais são as representações e vivências de alunos do Ensino Fundamental no início do aprendizado e que a importância social deste estudo é por compreender que matemática faz parte do contexto social, sendo indispensável nos diversos espaços sociais. Para encontrar soluções para o problema, o propósito desta pesquisa é compreender qual a funcionalidade e práticas que conduzem os alunos a perceberem a importância dessa disciplina e sua aplicabilidade e ter uma abordagem significativa, evidenciando nos resultados obtidos o entendimento dos alunos sobre a importância da matemática nos diversos espaços sociais de vivência e a essencialidade desta matéria na aprendizagem em todos os âmbitos educacionais. A metodologia é a pesquisa bibliográfica baseada em diversos autores que fortalecem a relevância do tema dentre eles: Berlinghoff e Gouvêa (2010), Ortiz (2005) Bessa (2014). Neste sentido será que as competências matemáticas desenvolvidas na escola são as mesmas exigidas no cotidiano dos alunos? A partir deste questionamento, é possível fazer uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da matemática e como ela deva ser aplicada para que esta, esteja de acordo com as transformações ocorridas em nossa sociedade. Diante do estudo realizado, concluiu-se que o uso da matemática, é primordial no processo didático pedagógico e em diversos momentos levando o educando a discutir, refletir e explicar conteúdos, oportunizando uma aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY