A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.15606Palavras-chave:
Recreação. Educação Infantil. Aspectos sócio intelectuais.Resumo
Esse artigo abordou a recreação na escola desde a educação infantil ao ensino fundamental séries iniciais. O objetivo geral foi analisar a importância da recreação e todo o processo e momentos que fazem com que a criança fique imersa num contexto de brincadeiras, momentos mágicos e preciosos, em que está sendo exercitada a capacidade de observar e manter a atenção concentrada e que irá inferir eficiência e produtividade quando adulto. A recreação é uma forma de comunicação espontânea, assim como também, o brinquedo pode ser usado como instrumento facilitador do processo ensino e aprendizagem. No entanto, a criança tem direito de brincar e ser estimulada em cada um de seus aspectos socioculturais e intelectuais. Os instrumentos de pesquisa na sustentação metodológica do presente trabalho estão embasados na pesquisa bibliográfica, baseada em publicações de livros, artigos, periódicos, entre outros. Em suma, as conclusões da pesquisa remetem-se no brincar, como elemento sério, que desenvolve os aspectos de imaginação das crianças que ao mesmo tempo aprendem regras, desenvolvem sua capacidade cognitiva, psico e social. Para ilustrar o trabalho, foi utilizado a pesquisa bibliográfica. A conclusão foi a de que a recreação em si deve ser vista como parte integrante em cada etapa da vida escolar do aluno, em especial, da educação infantil, dando uma sequência no ensino fundamental, pois é através destes recursos que se dará a continuidade da construção da subjetividade e da autonomia da criança, em todos os aspectos intelectuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY