OLHARES SOBRE A LINGUAGEM EM REDES SOCIAIS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO

Autores

  • Glacileide de Andrade Oliveira Emil Brunner University -Florida
  • Debóra Aráujo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13851

Palavras-chave:

Linguagem. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Redes de mídias sociais.

Resumo

Com o advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a sociedade mudou a forma de comunicação, com o surgimento da internet, a sociedade mudou sua visão e postura em relação ao mundo. A diversidade de mecanismos disponibilizados com o acesso à internet tem influenciado a maneira como as pessoas estão se relacionando. Pouco a pouco os usuários tornam-se escravos dos aparelhos de dispositivos móveis, estabelecendo sua comunicação diária através do WhatsApp. Nesse contexto, a língua portuguesa não ficou imune das mudanças e adequações que atendam a velocidade do status online, em especial quando usadas pelos jovens, por serem usuários constantes e criativos que criam uma nova linguagem contaminada pelos emoticons. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa analisou a importância dessa comunicação eletrônica utilizada nas redes sociais como fator preponderante para a construção de uma nova linguagem. Os métodos e as técnicas para coleta de informações basearam-se na aplicação de formulários de observação a prints de 66 diálogos de 15 grupos de WhatsApp, amostra fornecida por 6 jovens de diferentes faixas etárias, cursando o Ensino Fundamental e Médio, vestibulandos em cursinho e universitários. Os formulários tiveram como objetivo contabilizar as ocorrências de emoticons durante conversas aleatórias, gerando gráficos para análise e  alcançando os objetivos propostos pela pesquisa.

Biografia do Autor

Glacileide de Andrade Oliveira, Emil Brunner University -Florida

Doutora em Educação pela Emil Brunner University -Florida - USA; Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia 

Debóra Aráujo Leal, Educaler University

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Oliveira, G. de A., & Leal, D. A. (2024). OLHARES SOBRE A LINGUAGEM EM REDES SOCIAIS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 422–434. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13851