DESINFORMAÇÃO E LITERACIA MIDIÁTICA

Autores

  • Orlando Lyra de Carvalho Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Stela Silva Carvalho niversidade Federal de Juiz de Fora
  • Bárbara Andrade de Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16410

Palavras-chave:

Literacia Midiática. Desinformação. Pensamento Crítico.

Resumo

Literacia midiática é a área de pesquisa associada ao debate acadêmico e à  intervenção social que incorpora elementos de alfabetização midiática, visando o  estímulo ao pensamento crítico. Seu objetivo é oferecer reflexões e instrumentos para  que cidadãos possam interpretar e produzir informações e conhecimento de forma  crítica e ética. Esta pesquisa visa avaliar os níveis de literacia de um grupo de alunos e  professores de Minas Gerais (MG). Um questionário online de múltipla escolha foi  utilizado para coleta de dados. Correlações significativas foram encontradas entre  literacia midiática e Fake News, “fonte confiável” e “informação confiável”. As mídias  preferidas foram X-Twitter, Instagram e YouTube. Quanto à identificação de notícias  falsas, temas científicos, como vacinação, mudança climática e efeito estufa tiveram  maior destaque. As questões levantadas nesta pesquisa se relacionam à importância  da literacia midiática, não apenas como antídoto ao vírus das Fake News, mas como  forma de desenvolver o pensamento crítico em alunos e professores. Isto significa dizer  que a educação crítica midiática transcende a mera habilitação em Tecnologias da  Informação e Comunicação, envolvendo a identificação de conteúdo falso, a avaliação  de notícias tendenciosas e a confiabilidade das informações veiculadas nas redes  sociais. 

Biografia do Autor

Orlando Lyra de Carvalho Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais (2014) e estágio pós-doutoral em Comunicação Política na Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2026). Autor de “Media Visibilitty: Game-Changer or Alternative? Editora Appris Ltda., Curitiba, 2019.  https://lattes.cnpq.br/1964587941635264.

Stela Silva Carvalho, niversidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, na linha intitulada Processos Psicossociais em Saúde. 

Bárbara Andrade de Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-graduação em Tradução e Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (Universidade Estácio de Sá).  Atua como professora de língua inglesa na rede privada e como tradutora na empresa Creative Games Studio

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Carvalho Júnior, O. L. de, Carvalho, S. S., & Sousa, B. A. de. (2024). DESINFORMAÇÃO E LITERACIA MIDIÁTICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 488–504. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16410