O SERVIÇO SOCIAL E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Autores

  • Allysson Barbosa Fernandes Miami University of Science and Technology-MUST
  • Tácito Augusto Farias Júnior Universidade Federal de Sergipe-UFS
  • Adenízia Serafim dos Santos Farias Universidade Tiradentes-UNIT
  • Tatiane Santos Matos Reis Universidade Federal de Sergipe-UFS
  • Jonas Martins de Lima Filho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Sheila Maria Irineu de Sousa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Iêda Cabral Mota Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13414

Palavras-chave:

Serviço Social. Tecnologia de Informação. Trabalho Profissional.

Resumo

O artigo revisa a literatura relacionada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no exercício profissional do assistente social, com o objetivo geral de analisar como as TICs têm sido integradas ao trabalho dos assistentes sociais durante a pandemia. A metodologia adotada consistiu na análise de artigos, bem como nas publicações do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), relacionadas ao tema. Os resultados da análise indicam uma crescente integração das TICs no cotidiano do trabalho dos assistentes sociais, especialmente em meio aos desafios impostos pela pandemia. Essa integração está associada à intensificação e precarização do trabalho dos profissionais, principalmente nos serviços sociais, onde enfrentam dificuldades que comprometem a eficácia de suas ações. Observa-se que as TICs têm sido utilizadas como estratégia para se aproximar dos usuários dos serviços sociais, demandando uma linguagem compreensível e objetiva por parte dos profissionais. Além disso, a análise revela que o trabalho e o trabalhador estão subordinados aos interesses do capital, o que se reflete na necessidade de adaptação dos assistentes sociais a normativas, rotinas e determinações institucionais que muitas vezes não foram por eles pensadas. Apesar dos desafios enfrentados, as TICs oferecem aos profissionais uma melhor dinâmica frente às demandas, especialmente em um contexto globalizado e tecnológico. Destaca-se ainda a importância da competência do assistente social em prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população, o que implica em um modo peculiar de planejamento, execução e articulação com a rede de serviços e ações intersetoriais. No contexto pandêmico, essa competência torna-se ainda mais relevante, evidenciando a necessidade de uma abordagem crítica e reflexiva sobre o uso das TICs no exercício profissional do assistente social.

Biografia do Autor

Allysson Barbosa Fernandes, Miami University of Science and Technology-MUST

Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Tácito Augusto Farias Júnior, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Adenízia Serafim dos Santos Farias, Universidade Tiradentes-UNIT

Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT).

Tatiane Santos Matos Reis, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Jonas Martins de Lima Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Especialização em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Sheila Maria Irineu de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Especialização em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Iêda Cabral Mota, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Fernandes, A. B., Farias Júnior, T. A., Farias, A. S. dos S., Reis, T. S. M., Lima Filho, J. M. de, Sousa, S. M. I. de, & Mota, I. C. (2024). O SERVIÇO SOCIAL E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2708–2720. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13414