DESAFIOS NO ENSINO DA EJA PARA A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS

Autores

  • Gleide Jesus Souza Santos Educaler University
  • Débora Araújo Leal Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17834

Palavras-chave:

EJA. Desafios. Possibilidades.

Resumo

A continuação ou não dos estudos dos alunos da educação de jovens e adultos – EJA depende de inúmeros fatores, entre eles a motivação pelas aulas que são ofertadas diariamente. Isso ocorre, principalmente, por suas características peculiares que envolvem a necessidade de trabalhar, dificuldades em estudar na idade escolar mais apropriada, assim como devido a autoestima tão fragilizada por suas angústias pessoais e dificuldades socioeconômicas impostas por modelos econômicos governamentais que privilegiam apenas os mais abastados de nossa sociedade. Identificar e propor ações motivadoras para sua permanência nos estudos não é tarefa fácil. O presente artigo tem como objetivo analisar os motivos que levam os alunos do EJA a buscarem um futuro melhor, através do estudo.

Biografia do Autor

Gleide Jesus Souza Santos, Educaler University

Professora da Rede Municipal de Ponto Novo BA. Mestranda Pela Educaler University.  

Débora Araújo Leal, Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA. Reitora da Educaler University– USA.

 

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Santos, G. J. S., & Leal, D. A. (2025). DESAFIOS NO ENSINO DA EJA PARA A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 297–306. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17834