ALÉM DOS OBSTÁCULOS: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO COMO PILARES PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13770Palavras-chave:
Educação Especial. Educação Inclusiva. Desenho Universal.Resumo
O presente artigo discute a Educação Especial e os obstáculos à acessibilidade no ambiente escolar e na prática pedagógica, destacando a educação como um direito universal e objeto de numerosos debates na sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi a investigação bibliográfica, através da qual foram explorados objetivos gerais e específicos. De forma geral, buscou-se analisar a importância do Desenho Universal no desenvolvimento e planejamento da inclusão de estudantes com deficiência nas escolas. Como Objetivos Específicos, destacam-se: identificar os desafios para facilitar a inclusão desses estudantes; levantar os recursos disponibilizados pelo Estado para as escolas públicas em benefício da Educação Especial; e enfatizar que o direito à acessibilidade se estende da residência até o ambiente escolar. Os resultados da pesquisa indicam que o Desenho Universal é fundamental para garantir que os estudantes com deficiência desfrutem de um espaço seguro e adequado na escola. A análise dos dados conduziu à conclusão de que, para que a Educação Especial seja verdadeiramente inclusiva, é essencial desenvolver projetos e novas metodologias que reivindiquem do Estado o aporte de recursos financeiros. Esses recursos são necessários para promover a acessibilidade nas escolas brasileiras, assegurando assim a inclusão efetiva de todos os estudantes.
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