ALÉM DOS OBSTÁCULOS: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO COMO PILARES PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Cristiane Cruz e Sousa Biancardi Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Débora Araújo Leal Educaler University – USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13770

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Inclusiva. Desenho Universal.

Resumo

O presente artigo discute a Educação Especial e os obstáculos à acessibilidade no ambiente escolar e na prática pedagógica, destacando a educação como um direito universal e objeto de numerosos debates na sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi a investigação bibliográfica, através da qual foram explorados objetivos gerais e específicos. De forma geral, buscou-se analisar a importância do Desenho Universal no desenvolvimento e planejamento da inclusão de estudantes com deficiência nas escolas. Como Objetivos Específicos, destacam-se: identificar os desafios para facilitar a inclusão desses estudantes; levantar os recursos disponibilizados pelo Estado para as escolas públicas em benefício da Educação Especial; e enfatizar que o direito à acessibilidade se estende da residência até o ambiente escolar. Os resultados da pesquisa indicam que o Desenho Universal é fundamental para garantir que os estudantes com deficiência desfrutem de um espaço seguro e adequado na escola. A análise dos dados conduziu à conclusão de que, para que a Educação Especial seja verdadeiramente inclusiva, é essencial desenvolver projetos e novas metodologias que reivindiquem do Estado o aporte de recursos financeiros. Esses recursos são necessários para promover a acessibilidade nas escolas brasileiras, assegurando assim a inclusão efetiva de todos os estudantes.

Biografia do Autor

Cristiane Cruz e Sousa Biancardi, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora pela Emil Brunner World University-USA; Professora do Instituto Federal do Espírito Santo IFES. 

Débora Araújo Leal, Educaler University – USA

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Biancardi, C. C. e S., & Leal, D. A. (2024). ALÉM DOS OBSTÁCULOS: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO COMO PILARES PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1820–1846. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13770