ENGENHARIA DIDÁTICA DE PRIMEIRA GERAÇÃO: UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA OLÍMPICA PARA A PREPARAÇÃO PARA A 2ª FASE DA OBMEP
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14643Palavras-chave:
Teoria das Situações Didáticas. Situações Didáticas Olímpicas. Funções e geometria. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. GeoGebra.Resumo
A OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, desempenha uma importante oportunidade de incentivar a cultura matemática, pois contribui para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos para o saber matemático. Contudo, apesar da expressiva participação de estudantes nas competições, há uma grande carência de material didático mais atrativo e convergente com as tecnologias de informação. Assim, este trabalho tem por finalidade apresentar a metodologia de pesquisa Engenharia Didática de Primeira Geração, associada à teoria de ensino conhecida como Teoria das Situações Didáticas, como uma forma de abordar questões da OBMEP em sala de aula, por meio da metodologia construtivista. Primeiro, realizou-se um levantamento bibliográfico de dissertações voltadas à educação matemática que abordam a preparação para a segunda fase da OBMEP, almejando mapear pesquisas que fornecessem subsídios metodológicos para além do convencional na resolução de lista de exercícios. Após constatar a necessidade de metodologias que ampliem a abordagem da matemática, buscou-se elaborar uma Situação Didática Olímpica, com o suporte do GeoGebra, visando, além de contribuir como um suporte pedagógico para os professores, permitir que professores de matemática da Educação Básica possam utilizar esse material com enfoque aos problemas olímpicos da OBMEP, especificamente os relacionados ao tema Funções e Geometria da referida competição.
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