ENGENHARIA DIDÁTICA DE PRIMEIRA GERAÇÃO: UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA OLÍMPICA PARA A PREPARAÇÃO PARA A 2ª FASE DA OBMEP

Autores

  • Francisco Daniel Souza de Lima Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0003-2575-8857
  • Karlucy Farias de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14643

Palavras-chave:

Teoria das Situações Didáticas. Situações Didáticas Olímpicas. Funções e geometria. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. GeoGebra.

Resumo

A OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, desempenha uma importante oportunidade de incentivar a cultura matemática, pois contribui para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos para o saber matemático. Contudo, apesar da expressiva participação de estudantes nas competições, há uma grande carência de material didático mais atrativo e convergente com as tecnologias de informação. Assim, este trabalho tem por finalidade apresentar a metodologia de pesquisa Engenharia Didática de Primeira Geração, associada à teoria de ensino conhecida como Teoria das Situações Didáticas, como uma forma de abordar questões da OBMEP em sala de aula, por meio da metodologia construtivista. Primeiro, realizou-se um levantamento bibliográfico de dissertações voltadas à educação matemática que abordam a preparação para a segunda fase da OBMEP, almejando mapear pesquisas que fornecessem subsídios metodológicos para além do convencional na resolução de lista de exercícios. Após constatar a necessidade de metodologias que ampliem a abordagem da matemática, buscou-se elaborar uma Situação Didática Olímpica, com o suporte do GeoGebra, visando, além de contribuir como um suporte pedagógico para os professores, permitir que professores de matemática da Educação Básica possam utilizar esse material com enfoque aos problemas olímpicos da OBMEP, especificamente os relacionados ao tema Funções e Geometria da referida competição.

Biografia do Autor

Francisco Daniel Souza de Lima, Universidade Estadual do Paraná

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do grupo de estudo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA. Professor do curso de GeoGebra na modalidade à distância Universidade Estadual do Paraná. Atualmente, é Professor da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC-CE).   

Karlucy Farias de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Orientadora. Graduada em Letras (Licenciatura em Inglês e suas respectivas Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Linguística Aplicada (Concentração em Estudos da Linguagem) e Doutoranda em Linguística Aplicada (Concentração em Linguagem, Tecnologia e Ensino) pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, é professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE-Campus Belo Jardim). 

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Lima, F. D. S. de, & Sousa, K. F. de. (2024). ENGENHARIA DIDÁTICA DE PRIMEIRA GERAÇÃO: UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA OLÍMPICA PARA A PREPARAÇÃO PARA A 2ª FASE DA OBMEP. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3532–3550. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14643