AS CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Autores

  • Tomé Fernandes Caitano Instituto Federal do Amazonas- IFAM
  • Erich Teles Bezerra Must University
  • Patrícia Castro de Almeida Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Agostinho Filho da Silva Lima Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Noah Gabriel Dantas da Silva Instituto Federal do Amazonas- IFAM
  • Douglas Barbosa Sousa Instituto Federal do Paraná- IFPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14804

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Ensino. Aprendizagem. Inovações. Educação.

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre as contribuições da Inteligência Artificial (IA) na educação, destacando seu potencial para contribuir e transformar o ensino e a aprendizagem. A IA, definida como a simulação da inteligência humana por máquinas, oferece diversas aplicações educacionais, como a automação de atividades do eixo administrativo, a personalização do aprendizado e a tomada de decisões baseada em dados. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico e analisa como essas inovações permitem que os educadores se concentrem em atividades de maior valor agregado e adaptem o ensino às necessidades específicas dos educandos, garantindo um aprendizado mais eficaz e comprometido. Vale ressaltar que, a integração da IA na educação também apresenta desafios, incluindo questões éticas e de privacidade, que exigem uma abordagem cuidadosa. O artigo conclui que, apesar desses desafios, a IA pode ser uma poderosa aliada no ambiente educacional, desde que seu uso seja guiado por princípios éticos e pedagógicos que visem o desenvolvimento integral dos estudantes.

Biografia do Autor

Tomé Fernandes Caitano, Instituto Federal do Amazonas- IFAM

Graduado em Letras: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Possui pós-graduação (especialização) na área de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino- IBRA. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atua como Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas- IFAM. Coordenador da Base Nacional Comum Curricular no Campus Eirunepé- IFAM/CEIRU. 

Erich Teles Bezerra, Must University

Bacharel em Libras / Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina / Must University.

Patrícia Castro de Almeida, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Agostinho Filho da Silva Lima, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa / Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. 

Noah Gabriel Dantas da Silva, Instituto Federal do Amazonas- IFAM

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Acre- UFAC. Atua como Professor no Instituto Federal do Amazonas- IFAM.

Douglas Barbosa Sousa, Instituto Federal do Paraná- IFPR

Pós-graduação em Redes de computadores/ Coordenador e Professor do curso de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal do Paraná- IFPR.

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Fernandes Caitano, T., Bezerra, E. T., Almeida, P. de, Lima, A. F. da S., Silva, N. G. D. da, & Sousa, D. B. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 283–289. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14804