JOGO EDUCACIONAL SPEED RACER NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM LÁBREA-AM: UMA ANÁLISE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Borrosa Matias Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas
  • Eunício Gomes Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Marinilson Ferreira da Silva Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Rosenilde Soares da Silva Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • João da Mata Libório Filho Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Genarde Macedo Trindade Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11495

Palavras-chave:

Jogos educacionais. Ensino de matemática. Ensino Fundamental I. Gamificação.

Resumo

Neste artigo, abordamos o uso de jogos educacionais no ensino de matemática para alunos do Ensino Fundamental I, mais especificamente do 5º ano. O objetivo é discutir a implementação do jogo Speed Racer como parte de um plano de ação durante o estágio supervisionado para melhorar o aprendizado matemático. Os resultados e discussões evidenciam os benefícios da gamificação na potencialização do ensino de matemática e seu impacto positivo nos alunos. Este trabalho foi realizado durante o estágio supervisionado na Escola Estadual Santo Agostinho.

Biografia do Autor

Borrosa Matias Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas

Graduanda do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Brasil.  

Eunício Gomes Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Graduando do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Brasil.   

Marinilson Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Graduando do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Brasil.  

Rosenilde Soares da Silva, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Gestora do Centro Educacional de Tempo Integral Agostinho Ernesto de Almeida. Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Básica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Normal Superior, pela universidade do Estado do Amazonas - UEA e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter - UFJF.  

João da Mata Libório Filho, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Doutorado e mestrado em Informática, pela Universidade Federal do Amazonas,(UFAM), licenciatura em Informática, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara.   

Genarde Macedo Trindade, Universidade do Estado do Amazonas

Professor no curso de Licenciatura em Computação no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, da Universidade do Estado do Amazonas. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Miami University of Science and Technology. Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Licenciado em Computação, pela Universidade do Estado do Amazonas. 

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Rodrigues, B. M., Rodrigues, E. G., Silva, M. F. da, Silva, R. S. da, Libório Filho, J. da M., & Trindade, G. M. (2023). JOGO EDUCACIONAL SPEED RACER NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM LÁBREA-AM: UMA ANÁLISE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3869–3875. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11495