EDUCAÇÃO DIGITAL POSITIVA: UMA DISCUSSÃO APROFUNDADA SOBRE CYBERBULLYING E EMPATIA ONLINE PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LÁBREA, NO AMAZONAS

Autores

  • Lucivânia Ventura da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Gleice Oliveira da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Rosane Gomes Queiroz Universidade do Estado do Amazonas
  • Rosenilde Soares da Silva Universidade Federal de Juíz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10837

Palavras-chave:

Educação. Cyberbullying. Estágio.

Resumo

Este artigo descreve uma abordagem educativa e envolvente para lidar com o problema ocasionado pelo cyberbullying, procurando esclarecer aos alunos sobre os efeitos danosos dessa forma de violência virtual, com o intuito de promover a empatia, o respeito mútuo e, ainda, desenvolver habilidades digitais saudáveis. Contudo, a educação sobre o cyberbullying envolve também ações práticas para criar uma cultura escolar inclusiva e segura, utilizando as aulas como metodologia para desmistificar o cyberbullying, desempenhando um papel crucial na promoção de um ambiente online saudável e na capacitação dos alunos, com o objetivo de lidar com os desafios e as responsabilidades da era digital. Estas aulas foram realizadas no Centro de Educação de Tempo Integral “Agostinho Ernesto de Almeida”, na disciplina de projetos Integradores. Ao adotar o cyberbullying como uma educação engajadora, contribuímos para a formação de jovens conscientes e capacitados para utilizar a tecnologia de informação e comunicação de forma responsável, visando criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, onde cada aluno possa se expressar livremente e ser respeitado.

Biografia do Autor

Lucivânia Ventura da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Licencianda em Computação-Universidade do Estado do Amazonas.

Gleice Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Licencianda em Computação- Universidade do Estado do Amazonas. 

Rosane Gomes Queiroz, Universidade do Estado do Amazonas

Licencianda em Computação-Universidade do Estado do Amazonas.

Rosenilde Soares da Silva, Universidade Federal de Juíz de Fora

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública - Universidade Federal de Juíz de Fora.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Silva, L. V. da, Silva, G. O. da, Queiroz, R. G., & Silva, R. S. da. (2023). EDUCAÇÃO DIGITAL POSITIVA: UMA DISCUSSÃO APROFUNDADA SOBRE CYBERBULLYING E EMPATIA ONLINE PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LÁBREA, NO AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 315–323. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10837