EDUCAÇÃO DIGITAL POSITIVA: UMA DISCUSSÃO APROFUNDADA SOBRE CYBERBULLYING E EMPATIA ONLINE PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LÁBREA, NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10837Palavras-chave:
Educação. Cyberbullying. Estágio.Resumo
Este artigo descreve uma abordagem educativa e envolvente para lidar com o problema ocasionado pelo cyberbullying, procurando esclarecer aos alunos sobre os efeitos danosos dessa forma de violência virtual, com o intuito de promover a empatia, o respeito mútuo e, ainda, desenvolver habilidades digitais saudáveis. Contudo, a educação sobre o cyberbullying envolve também ações práticas para criar uma cultura escolar inclusiva e segura, utilizando as aulas como metodologia para desmistificar o cyberbullying, desempenhando um papel crucial na promoção de um ambiente online saudável e na capacitação dos alunos, com o objetivo de lidar com os desafios e as responsabilidades da era digital. Estas aulas foram realizadas no Centro de Educação de Tempo Integral “Agostinho Ernesto de Almeida”, na disciplina de projetos Integradores. Ao adotar o cyberbullying como uma educação engajadora, contribuímos para a formação de jovens conscientes e capacitados para utilizar a tecnologia de informação e comunicação de forma responsável, visando criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, onde cada aluno possa se expressar livremente e ser respeitado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY