A DIALÉTICA NAS FRONTEIRAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: O JOGO DIDÁTICO COMO MOLA PROPULSORA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Rodnei da Silva Tolentino Emil Brunner World University
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15043

Palavras-chave:

Jogos. Matemática. Escola.

Resumo

Quando nos referimos à matemática formal, aquela ensinada nas escolas, ela ganha  ainda mais importância, pois comporta um amplo campo de relações que podem despertar a curiosidade e instigar a capacidade de generalização, projeções, previsões e abstrações, favorecendo, assim, a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico do indivíduo. Dada essa importância, se faz necessário uma educação matemática para desenvolver no aluno o conhecimento matemático de forma efetiva em sala de aula. A presente pesquisa aborda como objetivo geral: identificar a contribuição das práticas pedagógicas, partindo do uso dos jogos educativos, para o ensino na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental I e II. A  metodologia adotada foi de cunho qualitativa com observação na escola, aplicação de  questionários para dez professores de matemática e análise das práticas pedagógicas numa escola pública baiana. Portanto, usar jogos na sala de aula de forma educativa é um grande desafio para o professor, pois mostrar ao aluno que através dos jogos podemos ter uma aprendizagem prazerosa e significativa. Foi possível constar na escola em pesquisa que os jogos utilizados nas aulas de matemática beneficiam o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos  e outros, estimula o pensamento do aluno em aulas práticas através de atividades lúdicas e estimula a curiosidade e a criatividade.

Biografia do Autor

Rodnei da Silva Tolentino, Emil Brunner World University

Doutor pela Emil Brunner World University - USA; Professor da Rede Municipal de Monte Santo – BA.

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós -Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

 

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Tolentino, R. da S., & Leal, D. A. (2024). A DIALÉTICA NAS FRONTEIRAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: O JOGO DIDÁTICO COMO MOLA PROPULSORA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3272–3286. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15043