A DIALÉTICA NAS FRONTEIRAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: O JOGO DIDÁTICO COMO MOLA PROPULSORA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15043Palavras-chave:
Jogos. Matemática. Escola.Resumo
Quando nos referimos à matemática formal, aquela ensinada nas escolas, ela ganha ainda mais importância, pois comporta um amplo campo de relações que podem despertar a curiosidade e instigar a capacidade de generalização, projeções, previsões e abstrações, favorecendo, assim, a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico do indivíduo. Dada essa importância, se faz necessário uma educação matemática para desenvolver no aluno o conhecimento matemático de forma efetiva em sala de aula. A presente pesquisa aborda como objetivo geral: identificar a contribuição das práticas pedagógicas, partindo do uso dos jogos educativos, para o ensino na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental I e II. A metodologia adotada foi de cunho qualitativa com observação na escola, aplicação de questionários para dez professores de matemática e análise das práticas pedagógicas numa escola pública baiana. Portanto, usar jogos na sala de aula de forma educativa é um grande desafio para o professor, pois mostrar ao aluno que através dos jogos podemos ter uma aprendizagem prazerosa e significativa. Foi possível constar na escola em pesquisa que os jogos utilizados nas aulas de matemática beneficiam o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos e outros, estimula o pensamento do aluno em aulas práticas através de atividades lúdicas e estimula a curiosidade e a criatividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY