EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO À IA COM ALUNOS DO 1º UTILIZANDO A PLATAFORMA CODE.ORG

Autores

  • Josué arruda Cavalcante Universidade do Estado do Amazonas
  • Francisco Flores Nazário Universidade do Estado do Amazonas
  • Adriano de Souza Malagueta Universidade do Estado do Amazonas
  • João da Mata Libório Filho Universidade Federal do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11050

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Ensino médio. Cultura digital. Inteligência artificial. Plataforma Code.org. Questionário. Educação digital. Recursos educacionais.

Resumo

Este estudo aborda a disciplina de Cultura Digital e explora a utilização da inteligência artificial (IA) como parte do currículo. A plataforma Code.org foi escolhida como ferramenta para o ensino prático de conceitos de IA. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado imediatamente após a aplicação da aula. O objetivo foi avaliar a percepção dos alunos em relação à utilização da IA e da plataforma Code.org como recursos educacionais. Os resultados indicaram que a combinação da disciplina de Cultura Digital, inteligência artificial e a plataforma Code.org foi bem recebida pelos alunos, que demonstraram interesse e compreensão dos conceitos apresentados. Esse estudo destaca a importância da IA utilizando recursos como a plataforma Code.org, para promover a educação digital e despertar o interesse dos alunos para as demandas do mundo digital em constante evolução.

Biografia do Autor

Josué arruda Cavalcante, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Francisco Flores Nazário, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Adriano de Souza Malagueta, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

João da Mata Libório Filho, Universidade Federal do Estado do Amazonas

Doutorado em informática, Universidade Federal do Estado do Amazonas - UFAM.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Cavalcante, J. arruda, Nazário, F. F., Malagueta, A. de S., & Libório Filho, J. da M. (2023). EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO À IA COM ALUNOS DO 1º UTILIZANDO A PLATAFORMA CODE.ORG. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2364–2385. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11050