ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: O USO DA PLATAFORMA MIT APP INVENTOR COMO AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11515Palavras-chave:
Licenciatura em Computação. Estágio Supervisionado. Lógica de Programação; AppInventor.Resumo
Este trabalho apresenta relatos de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Computação II, que ocorre no Curso de Licenciatura em Computação, no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara – CESIT, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, na qual destacamos como foco principal o uso da plataforma MIT App Inventor com o objetivo de auxiliar no ensino da lógica de programação para as séries iniciais do ensino médio-técnico que ocorreu no Instituto Federal do Amazonas – IFAM no município de Itacoatiara no interior do Amazonas. Além dos aspectos de ensino e aprendizagem foi realizada uma análise sobre o pensamento computacional, aplicado nas séries iniciais durante o ano de 2022, em decorrência do retorno das aulas serem logo após a pandemia da COVID-19 que levou muitos dos estudantes a terem uma certa carência de base computacional inclusive nas áreas que envolviam programação. Desta forma sabemos que é de grande importância que os acadêmicos do curso de suporte e manutenção de computadores do IFAM campus Itacoatiara, possam adquirir uma boa base de programação, pois trata-se de uma das áreas mais importantes da atualidade. Os aspectos observados durante o período de estágio, permitiram que fossem realizadas reflexões sobre a importância do estágio como processo formativo do profissional do futuro docente e constatou-se que o estágio supervisionado atua de forma incisiva na formação do discente de licenciatura. Além disso, oportuniza ao estudante de Licenciatura em aplicar ferramentas computacionais a fim de promover a inclusão digital como apoio pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY