O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: RELATOS DE EXPERIENCIAS

Autores

  • Marcilene Rodrigues de Souza Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Francislene Amorim de Freitas Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Ecrisciomara de Souza Santos Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • João da Mata Libório Filho Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10584

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Cultura Digital. Licenciatura em Computação.

Resumo

Este artigo relata as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado II no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. O objetivo principal do estágio foi proporcionar aos alunos conhecimentos sobre conceitos e funções de softwares de tecnologias educacionais para melhorar a compreensão e interação no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Cultura Digital. A pesquisa teve abordagem qualitativa e foi baseada em estudos sobre estágio supervisionado e uso de softwares educativos. As atividades foram elaboradas a partir da problemática observada durante o período de observação nas turmas do ensino médio, com o apoio do professor supervisor de estágio. Os participantes da pesquisa foram os alunos das 1ª séries do ensino médio. Foi elaborado um plano de ação para utilizar o laboratório de informática e aplicar atividades no Microsoft Power Point, com o objetivo de apresentar as ferramentas e funcionalidades do software. Os alunos foram desafiados a elaborar suas apresentações acadêmicas em formato de Power Point e expor em sala de aula. Os resultados obtidos foram gerados e discutidos com o professor titular. A utilização de tecnologia nas escolas abre opções para ensinar tecnologias educacionais digitais em qualquer área de conhecimento. A experiência do estágio supervisionado II proporcionou aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática e aprimorar suas habilidades tecnológicas.

Biografia do Autor

Marcilene Rodrigues de Souza, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduanda do curso de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Brasil. 

Francislene Amorim de Freitas, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduanda do curso de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Brasil. 

Ecrisciomara de Souza Santos, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduanda do curso de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Brasil.

João da Mata Libório Filho, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Docente do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Brasil, Doutor em Informática - Área de pesquisa redes de computadores e telecomunicações - pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Docente do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Brasil, Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Flórida, USA. 

 

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

Souza, M. R. de, Freitas, F. A. de, Santos, E. de S., Libório Filho, J. da M., & Barbosa, L. S. de O. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: RELATOS DE EXPERIENCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 481–492. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10584