UM RELATO DE EXPÊRIENCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ENSINO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10707Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Computação. Ensino Técnico.Resumo
Este artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado II no nível de Ensino Técnico, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), no Núcleo Superior de Coari (NESCO). As atividades obrigatórias do estágio foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Coari, proporcionando aos estagiários a vivência prática no contexto educacional, com o objetivo de verificar as práticas pedagógicas e observar as problemáticas educacionais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, uma vez que se concentra em descrever e relatar as experiências práticas vivenciadas durante o estágio. Foram coletadas informações nas turmas do 1º ao 3º ano, por meio de observação e coparticipação. A regência foi elaborada a partir da problemática encontrada. Considerando a dificuldade apresentada pelos alunos na disciplina de Lógica de Programação, foi elaborado um plano de ação para propor possíveis soluções a essa problemática. Utilizando ferramentas tecnológicas de conhecimentos da área da computação, desenvolvendo conteúdos teóricos por meio de uma metodologia expositiva, por meio do software de apresentações multimídia PowerPoint, abordando os conceitos e as técnicas utilizadas na elaboração e resolução de problemas por meio de algoritmos e as funções de lógica de programação. Além disso, foi estruturado um desenvolvimento de tarefas práticas realizadas no laboratório de informática, utilizando o software VisualG, que é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português (PORTUGOL). Dessa forma, os resultados constatados mostram que essa vivência do Estágio Supervisionado II é de fundamental importância para os alunos de Licenciatura em Computação, pois proporciona a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica. O estágio supervisionado II proporcionou um ambiente real de trabalho, onde os futuros professores de computação poderão vivenciar e enfrentar os desafios da docência, observando e analisando o desenvolvimento dos estudantes e professores.
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