UM RELATO DE EXPÊRIENCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Hanna Izabely de Souza Antunes Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Toniere Gonçalves da Fonseca Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Ana Karoline Castro Denis Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Leonora Dias de Menezes Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • José Ruhan de Souza Belém Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Rogério Brito de Oliveira Faculdade de Educação da Serra – FASE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10707

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Computação. Ensino Técnico.

Resumo

Este artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado II no nível de Ensino Técnico, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), no Núcleo Superior de Coari (NESCO). As atividades obrigatórias do estágio foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Coari, proporcionando aos estagiários a vivência prática no contexto educacional, com o objetivo de verificar as práticas pedagógicas e observar as problemáticas educacionais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, uma vez que se concentra em descrever e relatar as experiências práticas vivenciadas durante o estágio. Foram coletadas informações nas turmas do 1º ao 3º ano, por meio de observação e coparticipação. A regência foi elaborada a partir da problemática encontrada. Considerando a dificuldade apresentada pelos alunos na disciplina de Lógica de Programação, foi elaborado um plano de ação para propor possíveis soluções a essa problemática. Utilizando ferramentas tecnológicas de conhecimentos da área da computação, desenvolvendo conteúdos teóricos por meio de uma metodologia expositiva, por meio do software de apresentações multimídia PowerPoint, abordando os conceitos e as técnicas utilizadas na elaboração e resolução de problemas por meio de algoritmos e as funções de lógica de programação. Além disso, foi estruturado um desenvolvimento de tarefas práticas realizadas no laboratório de informática, utilizando o software VisualG, que é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português (PORTUGOL). Dessa forma, os resultados constatados mostram que essa vivência do Estágio Supervisionado II é de fundamental importância para os alunos de Licenciatura em Computação, pois proporciona a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica. O estágio supervisionado II proporcionou um ambiente real de trabalho, onde os futuros professores de computação poderão vivenciar e enfrentar os desafios da docência, observando e analisando o desenvolvimento dos estudantes e professores.

Biografia do Autor

Hanna Izabely de Souza Antunes, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - (UEA), no núcleo de Ensino Superior de Coari-Am-NESCOA/UEA.  

Toniere Gonçalves da Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - (UEA), no Centro de Estudos Superior de Itacoatiara-Am-CESIT/UEA. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-0326-061X. 

Ana Karoline Castro Denis, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - (UEA), no núcleo de Ensino Superior de Coari-Am-NESCOA/UEA.

Leonora Dias de Menezes, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - (UEA), no núcleo de Ensino Superior de Coari-Am-NESCOA/UEA. 

José Ruhan de Souza Belém, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - (UEA), no núcleo de Ensino Superior de Coari-Am-NESCOA/UEA.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University, Flórida -USA. Docente do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas – (UEA), no Centro de Estudos Superior de Itacoatiara-Am-CESIT/UEA. 

Rogério Brito de Oliveira, Faculdade de Educação da Serra – FASE

Pós – Graduando em Supervisão Escolar, pela Faculdade de Educação da Serra – (FASE),Pedagogo da Secretária de Estado da Educação e Desporto – (SEDUC) - Amazonas.  

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Antunes, H. I. de S., Fonseca, T. G. da, Denis, A. K. C., Menezes, L. D. de, Belém, J. R. de S., Barbosa, L. S. de O., & Oliveira, R. B. de. (2023). UM RELATO DE EXPÊRIENCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ENSINO TÉCNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1245–1256. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10707