ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: USO DO SOFTWARE SCRATCH COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Jorge William dos Santos Ribeiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18216

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Ensino médio. Scratch. Licenciatura em Computação. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de estágio supervisionado II em Licenciatura em Computação, realizado no Ensino Médio, com foco na aplicação do Software Scratch como ferramenta pedagógica. O estágio ocorreu no Centro Educacional de Tempo Integral Dom Jorge Edward Marskell na cidade de Itacoatiara no estado do Amazonas, possibilitando ao autor vivenciar desafios reais da docência e da inserção tecnológica no ensino. A experiência revelou a baixa utilização de recursos digitais na escola, evidenciando a necessidade de capacitação docente e melhor infraestrutura. A abordagem com o Software Scratch demonstrou ser uma alternativa inovadora para ensinar lógica de programação de forma interativa, estimulando o interesse dos alunos. Além disso, o estágio permitiu reflexões sobre o papel do educador no uso de tecnologia para melhorar o aprendizado. A experiência destacou a importância da prática pedagógica na formação docente e o impacto positivo da tecnologia no ensino, tornando o estágio um espaço fundamental de transformação e aprendizado para alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge William dos Santos Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura em Computação. Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Flórida, USA. Docente do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, (Orientador). Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Downloads

Publicado

2025-02-21

Como Citar

Ribeiro, J. W. dos S., & Barbosa, L. S. de O. (2025). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: USO DO SOFTWARE SCRATCH COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2021–2029. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18216