ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: USO DO SOFTWARE SCRATCH COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18216Palavras-chave:
Estágio supervisionado. Ensino médio. Scratch. Licenciatura em Computação. Ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo apresenta a experiência de estágio supervisionado II em Licenciatura em Computação, realizado no Ensino Médio, com foco na aplicação do Software Scratch como ferramenta pedagógica. O estágio ocorreu no Centro Educacional de Tempo Integral Dom Jorge Edward Marskell na cidade de Itacoatiara no estado do Amazonas, possibilitando ao autor vivenciar desafios reais da docência e da inserção tecnológica no ensino. A experiência revelou a baixa utilização de recursos digitais na escola, evidenciando a necessidade de capacitação docente e melhor infraestrutura. A abordagem com o Software Scratch demonstrou ser uma alternativa inovadora para ensinar lógica de programação de forma interativa, estimulando o interesse dos alunos. Além disso, o estágio permitiu reflexões sobre o papel do educador no uso de tecnologia para melhorar o aprendizado. A experiência destacou a importância da prática pedagógica na formação docente e o impacto positivo da tecnologia no ensino, tornando o estágio um espaço fundamental de transformação e aprendizado para alunos e professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY