UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL “XMIND” PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Michelly Barbosa Aguia Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Amanda Moreira Serrão Universidade do Estado do Amazonas – UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13725

Palabras clave:

Estágio Supervisionado. Ferramenta Computacional. Ensino Médio. XMIND.

Resumen

Este artigo descreve os relatos e experiências realizadas durante o período de estágio supervisionado II no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em uma escola pública do município de Itacoatiara-Am. O estágio supervisionado, teve como total de carga horária 210 horas, sendo dividido em Observações/Co-Participação e regência. O objetivo principal do estágio é preparar o licenciando, a partir da vivencias com a futura profissão de docente, bem como analisar e articular a teoria com prática no contexto de ensino. O uso dos recursos tecnológicos vem crescendo gradativamente de dentro do âmbito escolar pelos docentes, possibilitando os discentes utilizar várias ferramentas como apoio pedagógico. As ferramentas tecnológicas aliadas à educação, se tornaram um grande recurso na construção do conhecimento próprio, sem depender totalmente das aulas ministradas por professores, em que defende que as “ferramentas computacionais têm sido utilizadas como materiais pedagógicos que podem alavancar o processo de ensino e aprendizagem. Durante o estágio supervisionado são realizadas observações de campo, levantamos informações e sondagem da turma, a fim, de analisar como deveria ser a aplicado a regência de intervenção, a partir de uma problematização encontrada. O uso do recurso tecnológico “XMind” sobre o assunto “Identidade e Diversidade”, utilizando-se a ferramenta computacional “XMind” para elaborações de Mapas Mentais voltado ao assunto. A intenção foi apresentar aspectos positivos e negativos, bem como o interesse dos estudantes que sem dúvida é o fundamental. A utilização da ferramenta computacional só veio a acrescentar, pois somos sabedores que a tecnologia vem cada vez mais crescendo e evoluindo dentre os jovens, e com isso a aula se tornou mais divertida e prazerosa. O objetivo geral deste trabalho foi poder: compartilhar juntamente com os estudantes e professores o ensino da ferramenta tecnológica “XMIND” para auxilio e elaboração de mapas mentais, através do assunto “Identidade e Diversidade. Tendo como os objetivos específicos (i) Utilizar a ferramenta tecnolócica para criação de mapa mentais, (ii) Estabelecer dialógos juntamente com colegas e professores á respeito da elaboração dos mapas mentais, (iii) Promover no âmbito escolar, um ambiente em que a diferença não seja tratada despecebida, e sim tratada de forma correta para que não haja violência.

Biografía del autor/a

Michelly Barbosa Aguia, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas – UEA. 

Amanda Moreira Serrão, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Publicado

2024-05-07

Cómo citar

Aguia, M. B., & Serrão, A. M. (2024). UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL “XMIND” PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1104–1114. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13725