RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • Mateus Vorpagel UNIVATES
  • Samuel Flores UNIVATES
  • Bárbara Eckert Unisinos
  • Daiany Cristiny Ramos Universidade Estadual de Londrina
  • Alessandra Negrini Dalla Barba Universidade Estadual de Londrina- UEL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.760

Palavras-chave:

Trigonometria. Experiência. Ensino. Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência da disciplina de estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática, que foi realizado no segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede estadual de educação. Para o desenvolvimento das atividades estudaram-se alguns trabalhos desenvolvidos por Wankel e Blessinger (2012), Dullius e Quartieri (2015) e Ibraihm (2016), para fundamentação teórica dessa pesquisa. Além disso, analisaram-se os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a fim de compreender melhor esse nível de ensino. Assistiu-se previamente seis aulas na turma na qual foi realizado o estágio, para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. O conteúdo trabalhado foi Trigonometria no Triângulo Retângulo, onde se relacionou o conteúdo com o cotidiano dos estudantes, utilizando o software matemático Geogebra para os alunos simularem diferentes relações trigonométricas de modo a enriquecerem o aprendizado. No final do trabalho foi realizada uma avaliação individual escrita, onde mais de 60% da turma obteve nota acima da média.

Biografia do Autor

Mateus Vorpagel, UNIVATES

Graduado em Licenciatura em Matemática – Unopar, Graduado em Engenharia Elétrica – Univates, Mestrando em Ensino de Ciências Exatas – Univates. E-mail: vorpa2008@gmail.com.

Samuel Flores, UNIVATES

Graduado em Licenciatura em Matemática - Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, Mestrando em Ensino de Ciências Exatas – Univates. E-mail: samueldflores@universo.univates.br.

Bárbara Eckert, Unisinos

Graduada em Letras – Unopar, Graduada em Direito – Unisinos. E-mail: barbaram.eckert@gmail.com.

Daiany Cristiny Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Licenciatura em Matemática – Universidade Federal de Lavras, Mestre em Matemática – Universidade Federal de Lavras, Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Universidade Estadual de Londrina. E-mail: daiany.ramos@educadores.net.br.

Alessandra Negrini Dalla Barba, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Matemática – UEL, especialista em Educação Matemática – UEL, Mestre em Matemática Aplicada e Computacional – UEL. E-mail: alessandra.barba@educadores.net.br.

 

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Vorpagel, M., Flores, S. ., Eckert, B. ., Ramos, D. C. ., & Barba, A. N. D. . (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 88–96. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.760