RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.760Palavras-chave:
Trigonometria. Experiência. Ensino. Ensino Médio.Resumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência da disciplina de estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática, que foi realizado no segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede estadual de educação. Para o desenvolvimento das atividades estudaram-se alguns trabalhos desenvolvidos por Wankel e Blessinger (2012), Dullius e Quartieri (2015) e Ibraihm (2016), para fundamentação teórica dessa pesquisa. Além disso, analisaram-se os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a fim de compreender melhor esse nível de ensino. Assistiu-se previamente seis aulas na turma na qual foi realizado o estágio, para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. O conteúdo trabalhado foi Trigonometria no Triângulo Retângulo, onde se relacionou o conteúdo com o cotidiano dos estudantes, utilizando o software matemático Geogebra para os alunos simularem diferentes relações trigonométricas de modo a enriquecerem o aprendizado. No final do trabalho foi realizada uma avaliação individual escrita, onde mais de 60% da turma obteve nota acima da média.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY