A “ESCOLA DA ESCOLHA” NO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21031Palavras-chave:
Novo Ensino Médio. Educação em tempo integral. Salas temáticas. Produção textual. Protagonismo juvenil.Resumo
Este artigo discute os desdobramentos do Novo Ensino Médio (NEM) na educação em tempo integral, a partir da experiência da disciplina eletiva Oficina de Redação no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, em Aracaju (SE), no ano de 2023. A iniciativa foi implementada no âmbito do Programa Residência Pedagógica e articulada ao modelo de salas temáticas adotado pela instituição. O objetivo principal foi auxiliar os estudantes em suas recorrentes dificuldades na produção textual, em especial, na construção da argumentação, na organização das ideias e na elaboração de textos dissertativo-argumentativos, conforme exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, foram empregadas metodologias ativas, recursos diversificados e a reorganização do espaço pedagógico, estimulando a participação e o protagonismo juvenil. Os resultados apontaram melhora significativa no desempenho dos estudantes, confirmando o potencial formativo da integração entre inovação metodológica, práticas colaborativas e reorganização curricular. Além disso, a articulação entre universidade e escola, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica, revelou-se essencial para a formação inicial dos licenciandos e para a reflexão crítica da prática docente. Conclui-se que o NEM, quando associado à propostas inovadoras em tempo integral, pode favorecer uma aprendizagem mais dinâmica, equitativa e alinhada às demandas contemporâneas.
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