AS MUDANÇAS CURRICULARES DO NOVO ENSINO MÉDIO NO TRABALHO DOCENTE: ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CAPITAL DO ESTADO DO MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18008

Palavras-chave:

Cultura e Experiência. Currículo e Ensino. Diretrizes e Pós-Médio. Desafios e Ensino. Prática e Orientações.

Resumo

O trabalho do professor do Novo Ensino Médio (NEM) e seus desafios na atualidade. Se fazer observações com escutas para se propor uma capacitação nas mudanças curriculares do NEM, sem ter que desagradar. Acreditou-se que, os estudos de casos são peculiares, para o reforço de metodologias ativas com o foco no ensino docente e aprendizado dos estudantes. Viu-se que, a cultura com experiência envolvendo o currículo que, por sua vez, vem influenciando nos desafios das práticas com orientações pertinentes, após-médio. O objetivo geral num analisar dos desafios das mudanças curriculares com a implantação do Novo Ensino Médio diante de práticas envolvendo o ensino e o aprendizado no trabalho docente em uma Escola Pública na Capital do Estado do Maranhão. E, sua indagação foi, como o Novo Ensino Médio pode inquietar nos desafios das mudanças curriculares com sua implantação, diante de práticas envolvendo o ensino e o aprendizado no trabalho docente em uma Escola Pública na Capital do Estado do Maranhão? O leitor encontra nestes escritos uma organização com introdução que apresenta de forma sucinta a organização das ideias do trabalho e mais a frente os objetivos geral e especifico alinhados a ideología dos métodos que se defende no mesmo. Suas seções capitulares que fundamentam o trabalho e pontuam os desafios do NEM, dado que, a visitação nas literaturas já publicadas, que mostrou autores que falam sobre os desafios docentes no processo de ensino no segmento médio. Resultados que frisam a análise dos objetivos contemplados e apontamentos para a indagação levantada no processo investigativo do estudo. As considerações finais com os propósitos alcançados, pois da confirmação destes resultados se tem um retorno para a sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

Nivaldo Pedro de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8827189436684383. Orcid. https://orcid.org/0009-0001-9148-2783.

Downloads

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Oliveira, N. P. de. (2025). AS MUDANÇAS CURRICULARES DO NOVO ENSINO MÉDIO NO TRABALHO DOCENTE: ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CAPITAL DO ESTADO DO MARANHÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2857–2873. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18008