FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Lucimar Graf Universidade Cidade de São Paulo
  • Ítalo Martins Lôbo Christian Business School
  • Nivaldo Pedro de Oliveira Universidad de La Integración de Las Américas
  • Ricardo Furtado de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21282

Palavras-chave:

Formação Docente. Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o conceito de altas habilidades e superdotação e a formação de professores para atender estudantes com essas características, além de analisar as estratégias pedagógicas mais eficazes para seu desenvolvimento. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão teórica de estudos acadêmicos, artigos e legislações sobre o tema, com o intuito de entender as definições, os desafios da formação docente e as práticas pedagógicas para esse público. Os resultados mostraram que, para os alunos com altas habilidades e superdotação, a formação de professores ainda é insuficiente, sendo necessários programas específicos que ajudem os docentes a identificarem e atender às necessidades desses estudantes. Além disso, foi identificado que a aplicação de estratégias pedagógicas diferenciadas é essencial para garantir que esses alunos sejam desafiados de acordo com seu potencial, favorecendo seu desenvolvimento intelectual e criativo. Conclui-se que é urgente investir na capacitação de professores, oferecendo formação continuada e estratégias práticas para garantir uma educação inclusiva de qualidade para todos os alunos com altas habilidades e superdotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Graf, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrado em Educação, UNICID, Universidade Cidade de São Paulo.

Ítalo Martins Lôbo , Christian Business School

Doutorando em psicologia da Christian Business Scholl.

Nivaldo Pedro de Oliveira, Universidad de La Integración de Las Américas

Doutorado em educação, UNIDA,  Universidad de La Integración de Las Américas.

Ricardo Furtado de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em educação pela FICS, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Downloads

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Graf, L., Lôbo , Ítalo M., Oliveira, N. P. de, & Oliveira, R. F. de. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA REGULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 624–631. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21282