FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21282Palavras-chave:
Formação Docente. Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o conceito de altas habilidades e superdotação e a formação de professores para atender estudantes com essas características, além de analisar as estratégias pedagógicas mais eficazes para seu desenvolvimento. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão teórica de estudos acadêmicos, artigos e legislações sobre o tema, com o intuito de entender as definições, os desafios da formação docente e as práticas pedagógicas para esse público. Os resultados mostraram que, para os alunos com altas habilidades e superdotação, a formação de professores ainda é insuficiente, sendo necessários programas específicos que ajudem os docentes a identificarem e atender às necessidades desses estudantes. Além disso, foi identificado que a aplicação de estratégias pedagógicas diferenciadas é essencial para garantir que esses alunos sejam desafiados de acordo com seu potencial, favorecendo seu desenvolvimento intelectual e criativo. Conclui-se que é urgente investir na capacitação de professores, oferecendo formação continuada e estratégias práticas para garantir uma educação inclusiva de qualidade para todos os alunos com altas habilidades e superdotação.
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