EDUCAÇÃO ESPECIAL NA SALA DE AULA: A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EFICAZ

Autores

  • Lucimar Graf Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Ítalo Martins Lôbo MUST University
  • Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi Must University
  • Nivaldo Pedro de Oliveira UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18222

Palavras-chave:

Educação Especial. Formação de Professores. Inclusão Escolar.

Resumo

A educação especial é um campo que demanda práticas pedagógicas inclusivas para garantir o desenvolvimento integral de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. No entanto, a efetivação dessas práticas depende diretamente da formação dos professores, que muitas vezes enfrentam desafios significativos ao lidar com a diversidade em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância de uma formação docente eficaz para a educação especial, destacando os principais desafios enfrentados pelos professores e propondo estratégias para superá-los. A partir de uma revisão bibliográfica, identificou-se que a formação inicial e continuada dos professores apresenta lacunas, como a desatualização dos currículos, a falta de enfoque em práticas inclusivas e a escassez de experiências práticas. Para superar esses desafios, propõe-se a revisão dos currículos dos cursos de formação, o fortalecimento da formação continuada e a promoção de experiências práticas. Conclui-se que investir na formação docente é essencial para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, preparando os professores para lidar com as demandas da diversidade em sala de aula. Este trabalho contribui para a discussão acadêmica e prática, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas e práticas mais eficazes na área da educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Graf, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales(FICS).

Ítalo Martins Lôbo, MUST University

Mestre em Tecnologia Emergentes na Educação pela MUST University. 

Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi, Must University

Mestre em Tecnologia Emergentes na Educação pela Must University.

Nivaldo Pedro de Oliveira, UNIDA

Doutorado em Educação / Professor do Ensino Superior e Educação Básica UNIDA - PY / IFMA.

Downloads

Publicado

2025-02-21

Como Citar

Graf, L., Lôbo, Ítalo M., Fujiyoshi, M. R. dos S., & Oliveira, N. P. de. (2025). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA SALA DE AULA: A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EFICAZ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2010–2020. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18222