EDUCAÇÃO ESPECIAL NA SALA DE AULA: A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EFICAZ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18222Palavras-chave:
Educação Especial. Formação de Professores. Inclusão Escolar.Resumo
A educação especial é um campo que demanda práticas pedagógicas inclusivas para garantir o desenvolvimento integral de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. No entanto, a efetivação dessas práticas depende diretamente da formação dos professores, que muitas vezes enfrentam desafios significativos ao lidar com a diversidade em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância de uma formação docente eficaz para a educação especial, destacando os principais desafios enfrentados pelos professores e propondo estratégias para superá-los. A partir de uma revisão bibliográfica, identificou-se que a formação inicial e continuada dos professores apresenta lacunas, como a desatualização dos currículos, a falta de enfoque em práticas inclusivas e a escassez de experiências práticas. Para superar esses desafios, propõe-se a revisão dos currículos dos cursos de formação, o fortalecimento da formação continuada e a promoção de experiências práticas. Conclui-se que investir na formação docente é essencial para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, preparando os professores para lidar com as demandas da diversidade em sala de aula. Este trabalho contribui para a discussão acadêmica e prática, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas e práticas mais eficazes na área da educação especial.
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