FORMAÇÃO DOCENTE E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18276Palavras-chave:
Formação docente. Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial.Resumo
A integração de alunos com necessidades educativas especiais no sistema de ensino convencional representa um desafio que demanda alterações estruturais na educação, particularmente no que se refere à capacitação dos professores e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este texto visa debater a relevância desses dois alicerces para a edificação de uma escola genuinamente inclusiva. Através de uma revisão de literatura, investigamos as deficiências na formação inicial e contínua de docentes, enfatizando a importância de práticas pedagógicas que incluam a diversidade e fomentem a igualdade. Adicionalmente, discutimos a função do AEE como um apoio crucial para remover obstáculos ao aprendizado e assegurar a participação integral de todos os alunos. A conexão entre a formação dos professores e o AEE é vista como um passo crucial para a implementação da inclusão, já que professores bem capacitados são capazes de reconhecer as necessidades de seus estudantes e procurar assistência especializada de maneira mais eficaz. A conclusão é que, mesmo diante de desafios como a escassez de recursos e a oposição de alguns professores, a cooperação entre esses dois aspectos é crucial para tornar a escola um ambiente acolhedor e acessível. Portanto, a inclusão não se limita a políticas governamentais, mas também a uma transformação cultural que valorize a diversidade e fomente a igualdade no contexto escolar.
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