FORMAÇÃO DOCENTE E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Lucimar Graf Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Italo Martins Lôbo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Nivaldo Pedro de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18276

Palavras-chave:

Formação docente. Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial.

Resumo

A integração de alunos com necessidades educativas especiais no sistema de ensino convencional representa um desafio que demanda alterações estruturais na educação, particularmente no que se refere à capacitação dos professores e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este texto visa debater a relevância desses dois alicerces para a edificação de uma escola genuinamente inclusiva. Através de uma revisão de literatura, investigamos as deficiências na formação inicial e contínua de docentes, enfatizando a importância de práticas pedagógicas que incluam a diversidade e fomentem a igualdade. Adicionalmente, discutimos a função do AEE como um apoio crucial para remover obstáculos ao aprendizado e assegurar a participação integral de todos os alunos.  A conexão entre a formação dos professores e o AEE é vista como um passo crucial para a implementação da inclusão, já que professores bem capacitados são capazes de reconhecer as necessidades de seus estudantes e procurar assistência especializada de maneira mais eficaz. A conclusão é que, mesmo diante de desafios como a escassez de recursos e a oposição de alguns professores, a cooperação entre esses dois aspectos é crucial para tornar a escola um ambiente acolhedor e acessível.  Portanto, a inclusão não se limita a políticas governamentais, mas também a uma transformação cultural que valorize a diversidade e fomente a igualdade no contexto escolar.

Downloads

Biografia do Autor

Lucimar Graf, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Italo Martins Lôbo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Nivaldo Pedro de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-03-01

Como Citar

Graf, L., Lôbo, I. M., Fujiyoshi, M. R. dos S., & Oliveira, N. P. de. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 01–06. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18276