SEGURANÇA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: RISCOS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13822Palavras-chave:
Segurança Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação.Resumo
A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educacional, destacou a presença crescente de dispositivos tecnológicos nas mãos dos alunos. Isso resultou em uma expansão das TICs além de limitações temporais e espaciais, tornando-se uma parte fundamental da vida diária dos alunos, educadores, pais e da sociedade em geral. A cultura digital promovida pelas TICs é ressaltada por potencializar novas formas de interação, mas também introduzir novos riscos, como o cyberbullying, roubo de dados e uso indevido de informações. A falta de conhecimento dos usuários das redes é apontada como um fator chave nesse contexto, ou seja, as TICs também apresentam riscos aos seus usuários, seja no âmbito pessoal e também no âmbito educacional. A pesquisa busca evidenciar riscos e desafios das TICs no contexto educacional apontados na literatura, principalmente em relação à segurança digital. A metodologia adotada envolve uma revisão sistemática da literatura, com critérios de inclusão e exclusão para selecionar artigos relevantes, resultando em uma compreensão mais profunda dos comportamentos de risco e desafios para os docentes. Justificado pelo fator que a identificação dos riscos e dos desafios permitem a elaboração de estratégias para superar os desafios e dirimir os riscos envolvidos. Os resultados apontam para o desafio, a insegurança dos docentes no manuseio das TICs e para os riscos envolvendo exposição de dados e imagem dos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY