MULTILETRAMENTO NA ESCOLA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Erimar Pereira da Rocha Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Edigar Gonçalves de Farias Júnior Secretaria Municipal de Educação – SEMED
  • Massilon Fragoso de Freitas Universidade do estado de Pernambuco-UPE
  • Daniela Bernardes Universidade Federal de Santa Maria
  • Sheila Regina Oliveira Universidade de Pernambuco – UPE
  • Luiz Henrique de Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13235

Palavras-chave:

Multiletramento. Ensino e aprendizagem. Educação básica. Tecnologia na educação

Resumo

A modernidade exige um rápido processo de inovação e não apenas uma formação letrada, mas um multiletramento para ação autônoma e eficaz. A escola, portanto, a fim de cumprir sua função social, precisa desenvolver e rever suas práticas, para possibilitar a construção das habilidades necessárias à leitura, à compreensão e à produção textual no mundo real e virtual, tornando, com isso, o estudante apto a compreender e a utilizar as ferramentas tecnológicas e os textos multimodais com segurança em favor das, tão necessárias, multi-interações. Diante disso, o paper tem como objetivo abordar as tecnologias digitais de informação e comunicação aliadas ao processo de ensino e aprendizagem em uma escola da educação básica. Por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. O multiletramento têm o papel de ressignificar os modos de compreender a leitura e a escrita nas esferas digitais, relacionando à produção de textos em múltiplos formatos. O ensino na educação básica deve propor estratégias para que o aluno possa interagir com as tecnologias de informação e comunicação, a partir da leitura de textos que circulam nessa esfera comunicativa.

Biografia do Autor

Erimar Pereira da Rocha, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutorando em Ciências da Educação – FICS Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales FICS.

Edigar Gonçalves de Farias Júnior, Secretaria Municipal de Educação – SEMED

Doutorando em Linguística (UFPI), Mestre em Linguística em Linguística (UFPI) Secretaria Municipal de Educação – SEMED. 

Massilon Fragoso de Freitas, Universidade do estado de Pernambuco-UPE

Mestrado em Educação Universidade do estado de Pernambuco-UPE. 

Daniela Bernardes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em educação (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria.

Sheila Regina Oliveira, Universidade de Pernambuco – UPE

Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional – FASMAR Universidade de Pernambuco – UPE.

Luiz Henrique de Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Especialista em advocacia cível. Especializando em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

 

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Rocha, E. P. da, Farias Júnior, E. G. de, Freitas, M. F. de, Bernardes, D., Oliveira, S. R., & Lacerda, L. H. de. (2024). MULTILETRAMENTO NA ESCOLA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1303–1314. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13235