MULTILETRAMENTO NA ESCOLA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13235Palavras-chave:
Multiletramento. Ensino e aprendizagem. Educação básica. Tecnologia na educaçãoResumo
A modernidade exige um rápido processo de inovação e não apenas uma formação letrada, mas um multiletramento para ação autônoma e eficaz. A escola, portanto, a fim de cumprir sua função social, precisa desenvolver e rever suas práticas, para possibilitar a construção das habilidades necessárias à leitura, à compreensão e à produção textual no mundo real e virtual, tornando, com isso, o estudante apto a compreender e a utilizar as ferramentas tecnológicas e os textos multimodais com segurança em favor das, tão necessárias, multi-interações. Diante disso, o paper tem como objetivo abordar as tecnologias digitais de informação e comunicação aliadas ao processo de ensino e aprendizagem em uma escola da educação básica. Por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. O multiletramento têm o papel de ressignificar os modos de compreender a leitura e a escrita nas esferas digitais, relacionando à produção de textos em múltiplos formatos. O ensino na educação básica deve propor estratégias para que o aluno possa interagir com as tecnologias de informação e comunicação, a partir da leitura de textos que circulam nessa esfera comunicativa.
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