A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS NA QUALIDADE DO ENSINO

Autores

  • Ítalo Martins Lôbo University of Science and Technology
  • Abenilson de Jesus Aguiar Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Alexandro Biazi Guarizzo Universidad de La Integración de Las Américas-UNIDA
  • Jonathan Porto Galdino do Carmo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Lívia Rodrigues Nogueira UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13712

Palavras-chave:

Gamificação. Educação Infantil. Qualidade Educacional.

Resumo

Este estudo investigou a implementação de práticas de gamificação na educação infantil dentro de uma escola particular, visando aprimorar a qualidade do ensino. A pesquisa teve como foco principal compreender se a gamificação, como uma abordagem pedagógica, está alinhada aos objetivos de aprendizagem propostos e quão eficaz ela pode ser para atingir tais metas. O objetivo principal foi identificar quais elementos da gamificação são mais eficientes, avaliar a infraestrutura tecnológica disponível para suportar essas atividades e medir o impacto dessas iniciativas na qualidade educacional oferecida. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, por meio da análise de observações diretas em sala de aula, entrevistas realizadas com professores e análise de documentos institucionais. Os achados do estudo apontam para a relevância da gamificação no aumento do engajamento e na motivação dos estudantes, destacando a importância de uma seleção cuidadosa de jogos que estejam em consonância com os objetivos de aprendizagem. As conclusões sublinham a eficácia da gamificação como uma estratégia educacional, ressaltando, contudo, que seu sucesso depende da incorporação cuidadosa no planejamento pedagógico e na preparação adequada dos professores para a utilização dessas ferramentas. O estudo sugere que, quando bem aplicada, a gamificação pode trazer melhorias significativas para a qualidade da educação, incentivando o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema, especialmente aquelas focadas na formação de educadores e nos efeitos de longo prazo dessa abordagem na aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Ítalo Martins Lôbo, University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST).

Abenilson de Jesus Aguiar, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Graduado em Ciências Naturais, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Alexandro Biazi Guarizzo, Universidad de La Integración de Las Américas-UNIDA

Doutorando em Ciências da Educação,Universidad de La Integración de Las Américas (UNIDA).

Jonathan Porto Galdino do Carmo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lívia Rodrigues Nogueira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

 

 

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Lôbo, Ítalo M., Aguiar, A. de J., Guarizzo, A. B., Carmo, J. P. G. do, & Nogueira, L. R. (2024). A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS NA QUALIDADE DO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1529–1535. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13712