A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS NA QUALIDADE DO ENSINO

Autores/as

  • Ítalo Martins Lôbo University of Science and Technology
  • Abenilson de Jesus Aguiar Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Alexandro Biazi Guarizzo Universidad de La Integración de Las Américas-UNIDA
  • Jonathan Porto Galdino do Carmo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Lívia Rodrigues Nogueira UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13712

Palabras clave:

Gamificação. Educação Infantil. Qualidade Educacional.

Resumen

Este estudo investigou a implementação de práticas de gamificação na educação infantil dentro de uma escola particular, visando aprimorar a qualidade do ensino. A pesquisa teve como foco principal compreender se a gamificação, como uma abordagem pedagógica, está alinhada aos objetivos de aprendizagem propostos e quão eficaz ela pode ser para atingir tais metas. O objetivo principal foi identificar quais elementos da gamificação são mais eficientes, avaliar a infraestrutura tecnológica disponível para suportar essas atividades e medir o impacto dessas iniciativas na qualidade educacional oferecida. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, por meio da análise de observações diretas em sala de aula, entrevistas realizadas com professores e análise de documentos institucionais. Os achados do estudo apontam para a relevância da gamificação no aumento do engajamento e na motivação dos estudantes, destacando a importância de uma seleção cuidadosa de jogos que estejam em consonância com os objetivos de aprendizagem. As conclusões sublinham a eficácia da gamificação como uma estratégia educacional, ressaltando, contudo, que seu sucesso depende da incorporação cuidadosa no planejamento pedagógico e na preparação adequada dos professores para a utilização dessas ferramentas. O estudo sugere que, quando bem aplicada, a gamificação pode trazer melhorias significativas para a qualidade da educação, incentivando o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema, especialmente aquelas focadas na formação de educadores e nos efeitos de longo prazo dessa abordagem na aprendizagem dos alunos.

Biografía del autor/a

Ítalo Martins Lôbo, University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST).

Abenilson de Jesus Aguiar, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Graduado em Ciências Naturais, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Alexandro Biazi Guarizzo, Universidad de La Integración de Las Américas-UNIDA

Doutorando em Ciências da Educação,Universidad de La Integración de Las Américas (UNIDA).

Jonathan Porto Galdino do Carmo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lívia Rodrigues Nogueira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

 

 

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

Lôbo, Ítalo M., Aguiar, A. de J., Guarizzo, A. B., Carmo, J. P. G. do, & Nogueira, L. R. (2024). A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS NA QUALIDADE DO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1529–1535. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13712