DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL EVERALDO VASCONCELOS JUNIOR – SANTANA/AP
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21827Palavras-chave:
Educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Formação continuada. Educação especial. Amapá.Resumo
A educação inclusiva consolidou-se no Brasil como princípio orientador das políticas educacionais, reforçando o direito de todos à escolarização em classes comuns e instituindo o Atendimento Educacional Especializado como serviço complementar ou suplementar ao ensino regular, o que exige professores com formação inicial e continuada capaz de responder às múltiplas demandas dos estudantes público-alvo da educação especial, em especial nas redes estaduais de ensino. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado na Escola Estadual Everaldo Vasconcelos Junior, localizada no município de Santana, no estado do Amapá, considerando o marco legal da educação inclusiva, os conceitos e princípios do AEE, a relação entre formação inicial e formação continuada na educação especial, as especificidades da rede estadual amapaense e os modelos contemporâneos de desenvolvimento profissional docente. A pesquisa assume caráter qualitativo, com abordagem bibliográfica e documental, tomando como referências produções teóricas sobre educação inclusiva, políticas públicas e formação de professores, bem como documentos normativos que regulamentam o AEE no país, de forma a articular o contexto nacional com a realidade da escola investigada. Ao discutir os limites e possibilidades da formação continuada nesse contexto, o artigo evidencia a necessidade de políticas articuladas, de programas formativos contextualizados à realidade da escola e da rede estadual e de práticas colaborativas que favoreçam a reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico, delineando perspectivas para o fortalecimento do AEE na instituição analisada e indicando caminhos para investigações futuras e para o aprimoramento das ações formativas na educação especial.
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