DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL EVERALDO VASCONCELOS JUNIOR – SANTANA/AP

Autores

  • Vania Luizete de Oliveira Sena Cristhian Business School
  • Rozineide Iraci Moura da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21827

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Formação continuada. Educação especial. Amapá.

Resumo

A educação inclusiva consolidou-se no Brasil como princípio orientador das políticas educacionais, reforçando o direito de todos à escolarização em classes comuns e instituindo o Atendimento Educacional Especializado como serviço complementar ou suplementar ao ensino regular, o que exige professores com formação inicial e continuada capaz de responder às múltiplas demandas dos estudantes público-alvo da educação especial, em especial nas redes estaduais de ensino. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado na Escola Estadual Everaldo Vasconcelos Junior, localizada no município de Santana, no estado do Amapá, considerando o marco legal da educação inclusiva, os conceitos e princípios do AEE, a relação entre formação inicial e formação continuada na educação especial, as especificidades da rede estadual amapaense e os modelos contemporâneos de desenvolvimento profissional docente. A pesquisa assume caráter qualitativo, com abordagem bibliográfica e documental, tomando como referências produções teóricas sobre educação inclusiva, políticas públicas e formação de professores, bem como documentos normativos que regulamentam o AEE no país, de forma a articular o contexto nacional com a realidade da escola investigada. Ao discutir os limites e possibilidades da formação continuada nesse contexto, o artigo evidencia a necessidade de políticas articuladas, de programas formativos contextualizados à realidade da escola e da rede estadual e de práticas colaborativas que favoreçam a reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico, delineando perspectivas para o fortalecimento do AEE na instituição analisada e indicando caminhos para investigações futuras e para o aprimoramento das ações formativas na educação especial.

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Biografia do Autor

Vania Luizete de Oliveira Sena, Cristhian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School- CBS, Pós Graduada em História social  e cultura da Amazônia (Unifap), licenciada e Bacharelado em História (Unifap), professora.

Rozineide Iraci Moura da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

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Publicado

2025-11-27

Como Citar

Sena, V. L. de O., & Silva, R. I. M. da. (2025). DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL EVERALDO VASCONCELOS JUNIOR – SANTANA/AP. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 8196–8212. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21827