A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Ana Paula Chaves Messias Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6396

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Cenário. Atendimento Especializado.

Resumo

Este artigo discuti a Educação Especial e Inclusiva no Brasil, conhecendo a diversidade presente no cenário nacional educacional, constitui em uma temática importante a ser discutida nas políticas públicas. Considera aspectos relativos ao desenvolvimento e a aprendizagem de pessoa com deficiência, implica em pensarmos nos recursos que serão necessários para uma educação de qualidade. Envolve desde a formação de professores até mesmo a preparação de espaço físico, para se pensar na realização do trabalho na escola de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional. O intuito deste trabalho é recuperar aspectos importantes da rotina vivenciada a serem pensados quando se trata de Educação Inclusiva a partir de uma pesquisa bibliográfica de alguns autores, evidenciar como o Atendimento Educacional Especializado, pode contribuir para uma educação de qualidade a partir de um trabalho que considere as especificidades de cada aluno. Sendo assim, aborda sobre o cenário da educação inclusiva no Brasil e relata alguns comentários acerca da temática para conseguir com êxito, convidar a participação da família e de outros profissionais, onde será preciso conhecimento e afetividade para alcançar resultados.

Biografia do Autor

Ana Paula Chaves Messias, Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC

Graduada em Educação Especial na Universidade Santa Cecília – UNISANTA; Pós-graduada em Psicopedagogia Educação Especial e Inclusiva na Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC; Graduada em Licenciatura Plena Pedagogia na Universidade de Franca - UNIFRAN; Técnica em Saúde Bucal e Prótese dentária ESTES-UFU Uberlândia- MG; Psicopedagoga e Professora de Educação Básica e Atendimento Educacional Especializado.  E-mail: anapaulachm@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Messias, A. P. C. . (2022). A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1102–1118. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6396