PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS: SABERES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES
2ª edição
Palavras-chave:
Educação inclusiva. Formação docente. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).Resumo
A presente obra reúne um conjunto de reflexões e estudos que convergem em um propósito comum: repensar práticas, valores e perspectivas no campo educacional e social diante das transformações do século XXI. Em cada capítulo, os autores exploram dimensões complementares do ato de educar e de cuidar, destacando o papel da inclusão, da inovação tecnológica e da formação humana como pilares de uma sociedade mais justa, participativa e solidária.
As temáticas aqui reunidas percorrem diferentes cenários, da relação professor-aluno nas Salas de Recursos Multifuncionais à acessibilidade no ambiente escolar; do uso do lúdico como ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil ao desenvolvimento de competências mediadas por mídias digitais. Essas abordagens dialogam com a realidade contemporânea das escolas e instituições de ensino, que enfrentam o desafio de integrar tecnologias, promover aprendizagens significativas e garantir a participação plena de todos os estudantes, independentemente de suas condições ou limitações.
Os textos também avançam para outras esferas do conhecimento, como o estudo sobre o aperfeiçoamento da administração de enfermidades crônicas no ambiente da saúde, que amplia o horizonte da inclusão para o campo da atenção integral e do cuidado humanizado. Somam-se a ele as análises sobre os desafios e potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a atuação do profissional de Atendimento Educacional Especializado - AEE e o uso das mídias digitais na inclusão de estudantes elegíveis, todos evidenciando o poder transformador da educação aliada à tecnologia, à pesquisa e à sensibilidade humana.
Cada artigo, a seu modo, revela o compromisso dos autores com a formação de sujeitos críticos, criativos e conscientes de seu papel social. Trata-se de um convite à reflexão sobre práticas pedagógicas mais inclusivas e inovadoras, capazes de romper barreiras, ressignificar saberes e construir caminhos de aprendizagem mais equitativos e colaborativos.
Mais do que um compilado de pesquisas, esta coletânea é um espaço de diálogo, um convite à ação e uma celebração da educação enquanto força emancipadora e integradora. Que sua leitura inspire novas ideias, desperte olhares sensíveis e motive transformações nas salas de aula, nas escolas e na sociedade como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY