O USO DAS TIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21781Palavras-chave:
Formação continuada. Tecnologias digitais. Prática docente.Resumo
Esse artigo buscou analisar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação continuada dos professores, discutindo suas contribuições, desafios e impactos na prática docente contemporânea. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada em autores como Kenski (2021), Moran (2020) e Valente (2019), que refletem sobre o uso das tecnologias na educação. As produções selecionadas, publicadas entre 2018 e 2024, foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), a fim de identificar categorias centrais relacionadas à integração das TIC nos processos formativos. Os resultados demonstraram que o uso das tecnologias amplia as possibilidades de aprendizagem, favorece o protagonismo docente e fortalece a autonomia profissional. Constatou-se ainda que a formação continuada mediada por TIC estimula práticas colaborativas e inovadoras, contribuindo para uma educação mais inclusiva e dinâmica. Conclui-se que investir em formação continuada com base no uso crítico e reflexivo das tecnologias é essencial para transformar a prática docente e promover uma educação significativa e humanizadora.
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