FORMAÇÃO DOCENTE EM TDICS: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DE CAPACITAÇÕES

Autores

  • Janaina Cruz Amorim Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Allysson Barbosa Fernandes Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21449

Palavras-chave:

Formação Docente. Gestão Educacional. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

A incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional exige novas posturas pedagógicas e uma gestão escolar capaz de articular processos formativos. Nesse cenário, destaca-se o papel do gestor escolar como agente estratégico na implementação de capacitações voltadas ao uso pedagógico das TDICs, condição essencial para promover inovação e inclusão no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o papel do gestor escolar na implementação de capacitações docentes em TDICs, identificando estratégias, desafios e impactos na prática pedagógica. A presente pesquisa adotou-se a revisão bibliográfica, a partir de produções científicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos, com levantamento em bases como Google Scholar e SciELO. O processo envolveu seleção criteriosa, leitura analítica e organização dos achados em categorias que permitiram sistematizar as principais contribuições teóricas sobre o tema. Os resultados apontam que a formação docente em TDICs ainda se caracteriza por lacunas e ações fragmentadas, muitas vezes de caráter técnico e instrumental. Constatou-se que a liderança do gestor escolar é decisiva para articular políticas institucionais, estimular a formação continuada e monitorar impactos, possibilitando maior integração das tecnologias ao currículo e à prática pedagógica. Conclui-se que a atuação proativa do gestor potencializa a ressignificação do ensino, favorecendo a construção de uma cultura escolar inovadora. A pesquisa reforça a necessidade de políticas públicas e institucionais que valorizem a formação continuada e sugere que novos estudos empíricos aprofundem a análise de experiências concretas de capacitação em diferentes contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Cruz Amorim Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Especialista em Gestão Escolar Para Profissionais da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Allysson Barbosa Fernandes, Universidade da Amazônia

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professor Orientador da Pós-Graduação em Gestão Escolar Para Profissionais da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Ramos, J. C. A., & Fernandes, A. B. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE EM TDICS: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DE CAPACITAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1797–1809. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21449