TECNOLOGIAS DE ENSINO HÍBRIDO: INTEGRANDO FERRAMENTAS DIGITAIS NAS SALAS DE AULA TRADICIONAIS

Autores

  • Rodi Narciso Miami University of Science and Technology
  • Allysson Barbosa Fernandes Miami University of Science and Technology
  • Elias Gomes Fonseca Universidad de la Integración de las Américas
  • Geli Eliane Esposito Miami University of Science and Technology
  • Graciele Dias Miami University of Science and Technology
  • João César Xavier Gomes Miami University of Science and Technology
  • Jorge José Klauch Universidade Candido Mendes
  • Laise Katiane Alencar Lima Universidade do Vale do Taquari
  • Ozângela Araújo Lima Salazar Miami University of Science and Technology
  • Sebastiana Maria Mendonça Miami University of Science and Technology

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13063

Palavras-chave:

Ensino Híbrido. Tecnologias Digitais. Educação. Integração Tecnológica. Estratégias Pedagógicas.

Resumo

Este estudo abordou o desafio de integrar tecnologias digitais em ambientes de ensino presenciais, visando promover um modelo de ensino híbrido eficaz. O objetivo geral foi explorar estratégias para a efetiva integração de tecnologias digitais, facilitando um ensino mais adaptativo e inclusivo. A metodologia adotada centrou-se na revisão de literatura, analisando trabalhos que discutiram a adoção de tecnologias digitais na educação, os desafios enfrentados e as soluções propostas. Os resultados destacaram a importância da infraestrutura adequada, da formação docente e da superação de resistências culturais para o sucesso da integração tecnológica. A análise crítica baseou-se em estudos de caso e aplicações práticas bem-sucedidas, evidenciando que políticas públicas integradas, capacitação profissional e estratégias de aceitação são fundamentais. As considerações finais enfatizaram a complexidade da integração de tecnologias digitais no ensino, apontando para a necessidade de abordagens pedagógicas alinhadas às ferramentas tecnológicas e estratégias que promovam a equidade e a acessibilidade.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Allysson Barbosa Fernandes, Miami University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Elias Gomes Fonseca, Universidad de la Integración de las Américas

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Geli Eliane Esposito, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologia Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Graciele Dias, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

João César Xavier Gomes, Miami University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Jorge José Klauch, Universidade Candido Mendes

Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Universidade Candido Mendes (UCAM).

Laise Katiane Alencar Lima, Universidade do Vale do Taquari

Mestranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Ozângela Araújo Lima Salazar, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Sebastiana Maria Mendonça, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

 

 

Downloads

Publicado

2024-03-04

Como Citar

Narciso, R., Fernandes, A. B., Fonseca, E. G., Esposito, G. E., Dias, G., Gomes, J. C. X., … Mendonça, S. M. (2024). TECNOLOGIAS DE ENSINO HÍBRIDO: INTEGRANDO FERRAMENTAS DIGITAIS NAS SALAS DE AULA TRADICIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 149–163. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13063