NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: CONEXÕES PARA UM FUTURO EDUCACIONAL INOVADOR

Autores

  • Erich Teles Bezerra Must University
  • Lérika Alves de Araújo FACEMINAS
  • Edson Elias de Souza Must University
  • Erika Ferreira de Sousa Rosa Must University
  • Manoel de Oliveira Must University
  • Débora Cristina Marques de Moraes Must University
  • Angela Löser Mai Must University
  • Caroline Quintas Cavalcante Must University
  • Alessandro Gonzales Devidé Ferreira da Cruz Must University
  • Rozangela Schäffer Scabeni Must University
  • Iracy Maria Rodrigues Must University
  • Gerusa Pilati Must University
  • Fernanda Pereira dos Santos Must University
  • Matheus da Silva Gomes UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19711

Palavras-chave:

Neurociência. Tecnologia Educacional. Práticas Pedagógicas Inovadoras.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as contribuições da neurociência e das tecnologias digitais para a construção de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional contemporâneo. A metodologia adotada baseou-se em revisão de literatura, com fundamentação em autores que discutem as bases neurocientíficas da aprendizagem, a mediação tecnológica no ensino e a formação docente crítica. Os estudos selecionados apontaram que a plasticidade cerebral é um fator determinante para o desenvolvimento cognitivo e, portanto, deve ser considerada na elaboração de propostas pedagógicas. Além disso, a incorporação de recursos digitais, como plataformas interativas e sistemas de inteligência artificial, foi destacada como instrumento de apoio à personalização do ensino e à ampliação da participação discente. Os resultados evidenciaram que a articulação entre neurociência, tecnologia e educação possibilita práticas mais inclusivas, sensíveis às diferenças individuais e alinhadas às demandas sociais. Conclui-se que, para que essa integração seja efetiva, é necessário investir na formação continuada de professores, no fortalecimento de políticas públicas educacionais e na valorização de estratégias pedagógicas que promovam o protagonismo dos estudantes e a construção coletiva do conhecimento.

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Biografia do Autor

Erich Teles Bezerra, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY.

Lérika Alves de Araújo, FACEMINAS

Pós-graduada em: Docência do Ensino Superior pela FACEMINAS.

Edson Elias de Souza, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY.

Erika Ferreira de Sousa Rosa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Manoel de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY.  

Débora Cristina Marques de Moraes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Angela Löser Mai, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Caroline Quintas Cavalcante, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Alessandro Gonzales Devidé Ferreira da Cruz, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY.

Rozangela Schäffer Scabeni, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Iracy Maria Rodrigues, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY.

Gerusa Pilati, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Fernanda Pereira dos Santos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST UNIVERSITY.

Matheus da Silva Gomes, UEA

Licenciatura em computação (UEA). 

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

Bezerra, E. T., Araújo, L. A. de, Souza, E. E. de, Rosa, E. F. de S., Oliveira, M. de, Moraes, D. C. M. de, … Gomes, M. da S. (2025). NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: CONEXÕES PARA UM FUTURO EDUCACIONAL INOVADOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1117–1132. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19711