FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO REMOTO: DESAFIOS VIVENCIADOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM CRICIÚMA (SC)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19950Palavras-chave:
Neurociência. Formação docente. Ensino remoto. Tecnologias digitais. Pandemia da Covid-19. Educação a distânciaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender a urgência da formação e capacitação de profissionais da educação no município de Criciúma, Santa Catarina, no uso de competências específicas relacionadas ao ensino remoto, diante das exigências impostas pela pandemia da Covid-19. A pesquisa inicia-se com uma reflexão sobre a formação docente a partir de uma perspectiva histórica e social, dialogando com a legislação vigente e o contexto atual. Em seguida, discute-se o ensino a distância (EaD), seus desafios para a prática docente e a necessidade de formação específica para atuação nesse formato. O estudo também aborda o cenário educacional durante a pandemia, destacando os obstáculos enfrentados pelos professores e suas estratégias de adaptação. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo com 23 profissionais da educação da rede municipal, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas via formulário eletrônico. Os dados foram analisados qualitativamente, com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a formação inicial da maioria dos participantes não contemplava a preparação para aulas remotas ou EaD, tampouco oferecia técnicas específicas para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Observou-se que, antes da pandemia, o uso dessas tecnologias em sala de aula era superficial ou inexistente. Além disso, tanto professores quanto gestores escolares enfrentaram incertezas e dificuldades na adaptação ao novo formato. Conclui-se que, embora as TICs estejam presentes na sociedade há décadas, sua efetiva inserção no cotidiano escolar ainda requer investimentos em formação continuada e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento profissional docente.
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