EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS

Autores

  • Allysson Barbosa Fernandes UNADES
  • Moésia da Cunha Batista UNADES
  • Drina Cortez Bezerra UNADES
  • Rozilene Pereira da Costa Moraes UNADES
  • Sheila Maria Irineu de Sousa UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18192

Palavras-chave:

Educação a Distância. Ciclo de Políticas. Democratização do Ensino. Políticas Públicas. Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

A Educação a Distância (EaD) tem desempenhado um papel central na democratização do ensino no Brasil, proporcionando maior acessibilidade à educação formal. Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas voltadas para a EaD sob a perspectiva do ciclo de políticas de Stephen Ball, identificando desafios e avanços na sua implementação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e bibliográfica, baseada na análise documental de legislações, planos educacionais e literatura acadêmica. O estudo foi conduzido em três etapas: levantamento bibliográfico e documental, análise dos documentos à luz do ciclo de políticas e discussão crítica dos resultados. Os resultados apontam que a EaD no Brasil foi impulsionada por políticas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), permitindo a interiorização do ensino superior. No entanto, desafios persistem, como a precarização do trabalho docente, a falta de regulamentação adequada e desigualdades no acesso a tecnologias digitais. Deste modo, a análise crítica revela que, enquanto a EaD tem sido promovida como ferramenta de democratização, sua implementação muitas vezes reflete interesses mercadológicos e estruturais que comprometem a qualidade do ensino. O ciclo de políticas de Ball permitiu compreender que as políticas para a EaD não seguem um modelo linear, mas são influenciadas por disputas políticas e econômicas. Conclui-se que, para fortalecer a EaD como modalidade inclusiva e de qualidade, é necessário aprimorar a regulamentação, garantir investimentos em infraestrutura e promover políticas que assegurem a equidade no acesso. O estudo contribui para o debate acadêmico ao destacar a importância de políticas públicas mais estruturadas e comprometidas com a qualidade da EaD no Brasil.

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Biografia do Autor

Allysson Barbosa Fernandes, UNADES

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

Moésia da Cunha Batista, UNADES

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

Drina Cortez Bezerra, UNADES

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

Rozilene Pereira da Costa Moraes, UNADES

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

Sheila Maria Irineu de Sousa, UNADES

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

Fernandes, A. B., Batista, M. da C., Bezerra, D. C., Moraes, R. P. da C., & Sousa, S. M. I. de. (2025). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1959–1974. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18192