DO ENSINO EM LINHA AO ENSINO ONLINE: PRÁTICAS (DES) SINCRONIZADAS NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Carlos de Souza Santos Emil Brunner World University- USA
  • Debóra Aráujo Leal Universitário Italiano de Rosário IUNIR-Argentina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13845

Palavras-chave:

Novas Tecnologias. Pandemia. Formação Continuada.

Resumo

Do ensino em linha ao ensino online: práticas (des) sincronizadas na escola em tempos de pandemia visa compreender qual o olhar dos educadores da escola municipal vida nova acerca da utilização das ferramentas digitais em relação a sua prática pedagógica. Em pleno século XXI, a formação inicial dos professores em todo o país em sua grande maioria, ainda não contempla o ensino voltado para as tecnologias educacionais. Os alunos oriundos desse período, também chamados de nativos digitais, possuem muito mais facilidade ao lidar com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). O período pandêmico serviu como laboratório de pesquisa na unidade escolar, para compreender a distância secular que separa o educador do educando no contexto tecnológico e a suas problemáticas históricas, políticas e sociais. A relevância da pesquisa para a escola é justamente mostrar que não basta à instituição adquirir vários recursos tecnológicos, se os professores do século XX não faz uso deles, seja pela sua formação inicial, pela falta de formação atual, pela jornada de trabalho desgastante ou simplesmente pela dificuldade no manuseio que consequentemente interfere em sua prática pedagógica. Além disso, é imprescindível que a escola faça uma reflexão junto à comunidade escolar sobre a importância da tecnologia e a sala de aula, diante as novas concepções de educação imposta pelo atual cenário social. Diante disso, fica evidenciado a importância da coordenação pedagógica da unidade escolar no processo de acolhimento, motivação, interação e conquista do educador durante as formações continuadas em tecnologias educacionais.

Biografia do Autor

Carlos de Souza Santos, Emil Brunner World University- USA

Doutor em Ciência da Educação pela Emil Brunner World University, in Miami Florida - USA. Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Lauro de Freitas e Professor da Rede Municipal de Camaçari-BA. 

Debóra Aráujo Leal, Universitário Italiano de Rosário IUNIR-Argentina

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA. E-mail: 

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Santos, C. de S., & Leal, D. A. (2024). DO ENSINO EM LINHA AO ENSINO ONLINE: PRÁTICAS (DES) SINCRONIZADAS NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 101–115. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13845