SOFTWARES EDUCACIONAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Manuela Andrade Ferreira FICS
  • Jacyguara Costa Pinto FICS
  • Wollacy Esquerdo Lima UNIFAP
  • Dilciclei Ferreira da Silva Ribeiro Universidade Autônoma de Assunção
  • Paulo Vitor Frazão
  • Vilma Suely Duarte de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18575

Palavras-chave:

Softwares educacionais. TICs. Ensino remoto.

Resumo

Este artigo analisa o impacto dos softwares educacionais no ensino durante e após a pandemia da COVID-19, destacando sua contribuição para a continuidade do aprendizado remoto e híbrido. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, explorando estudos e publicações acadêmicas que abordam o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICs) na educação. O estudo discute como essas ferramentas facilitaram o ensino a distância, impulsionaram metodologias inovadoras e revelaram desafios estruturais, como a desigualdade no acesso à internet e a necessidade de formação docente. Os resultados evidenciam que os softwares educacionais se tornaram essenciais para a adaptação do ensino às novas realidades, contribuindo para um modelo mais flexível e acessível. Contudo, sua eficácia depende de políticas educacionais que garantam infraestrutura adequada e capacitação contínua dos professores. Dessa forma, o artigo propõe reflexões sobre o futuro das tecnologias educacionais e sua relevância na construção de um sistema de ensino mais equitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Andrade Ferreira, FICS

Mestra em Educação pela FICS. Coordenadora Pedagógica. 

Jacyguara Costa Pinto, FICS

Doutor em Educação pela FICS. 

Wollacy Esquerdo Lima, UNIFAP

Doutorando em Educação pela UNIFAP. Professor do Ensino Superior. 

Dilciclei Ferreira da Silva Ribeiro, Universidade Autônoma de Assunção

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção. 

Paulo Vitor Frazão

Especialista em Ensino de Matemática. Professor do Ensino Superior. 

Vilma Suely Duarte de Moraes

Mestre em Estudos de Fronteira. Coordenadora Pedagógica.  

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Ferreira, M. A., Pinto, J. C., Lima, W. E., Ribeiro, D. F. da S., Frazão, P. V., & Moraes, V. S. D. de. (2025). SOFTWARES EDUCACIONAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 131–147. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18575