DESAFIOS E INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: EXPLORANDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA ITINERANTE DO MST EM JACAREZINHO/PR (2020)

Autores

  • Jéfferson  Balbino UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18063

Palavras-chave:

Pandemia. Educação Pública. Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

No tumultuado ano letivo e civil de 2020, marcado pela desafiadora pandemia da COVID-19, os educadores enfrentaram adversidades notáveis, especialmente no contexto de um país em desenvolvimento como o Brasil. A implementação do ensino remoto emergencial, sobretudo nas instáveis condições de acesso tecnológico tanto dos educandos quanto dos professores, exacerbou as fragilidades já existentes na estrutura de ensino e aprendizagem, especialmente na educação básica pública. Este cenário complexo é agravado ao analisarmos a realidade de uma Escola Itinerante em uma cidade do interior do Paraná, onde a falta de suporte governamental eficaz para acesso à educação tornou o Ensino Remoto Emergencial particularmente desafiador para essa parcela vulnerável da sociedade. Este artigo explora o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa, no 8º ano da Escola Itinerante Valmir Mota de Oliveira, durante o primeiro ano da pandemia. Para essa análise, além da revisão bibliográfica, são utilizados os pareceres circunstanciados, documentos anuais produzidos na escola em substituição aos boletins tradicionais, que abrangem a vivência dos educandos e as práticas pedagógicas/docentes no processo de aprendizagem. A metodologia adotada inclui a análise de conteúdo para proporcionar uma compreensão mais aprofundada desse contexto educacional desafiador. Da marca que ao longo dos anos luta para sobreviver às atuais situações econômicas do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéfferson  Balbino, UFPB

Pós-Doutorando em Ensino de História (UFPB). Doutor e Mestre em História (UNESP). Bolsista FAPESQ. 

Downloads

Publicado

2025-02-10

Como Citar

 Balbino, J. (2025). DESAFIOS E INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: EXPLORANDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA ITINERANTE DO MST EM JACAREZINHO/PR (2020). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 669–687. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18063