PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10628Palavras-chave:
COVID-19. Ensino Remoto Emergencial. Educação Física. Ensino- aprendizagem.Resumo
Introdução: O mundo passa por um momento delicado em relação à saúde mundial que vem afetando inúmeros países e famílias. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020, foi declarado estado de pandemia, em decorrência do novo coronavírus (SARS- CoV-2) conhecida também como COVID-19 (OMS, 2020). O Ensino Remoto Emergencial (ERE) chega na Educação Brasileira como uma possibilidade de reduzir os impactos causados ao processo de ensino aprendizagem. Objetivo: analisar a percepção dos discentes de Educação Física em relação aos processos de ensino aprendizagem em aulas remotas. Métodos: O estudo se caracteriza como pesquisa descritiva, de corte transversal e de caráter quantitativo. A população alvo do estudo foram os graduandos do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Resultados: A maioria dos alunos possuía local reservado para aula no ensino remoto, tinham acesso regular a internet na moradia, com utilização de banda larga, na qual foi considerada de qualidade boa. Os resultados encontrados mostraram que 51% (RM =3,79) dos discentes concordaram parcialmente que os recursos digitais foram de fácil uso e que ajudaram na aprendizagem. Os resultados revelam que 43% (RM=2,11) dos discentes discordaram totalmente que se sentiam concentrados nas aulas. Conclusão: Nesse sentido, foi possível entender como os discentes de Educação Física percebem o ERE e os fatores que interferiram nesse processo com a perspectiva de reduzir futuros prejuízos para a educação. Houveram também fatores negativos no ERE, que merecem uma maior atenção, como o impacto na formação, a dificuldade na absorção dos conteúdos, os materiais que pouco se diferenciaram do presencial, ausência de aulas práticas, a falta de concentração, desmotivação e interação entre professor-aluno.
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