PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS

Autores

  • Débora Lopes Irene Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Vinicius Silva Lima Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Maria Caroline da Costa Gonçalves Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Nicole Macedo Orsano Universidade Federal do Piauí – UFPI
  • Guilherme Ribeiro Paz Neto Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Galba Coelho Carmo
  • Enéas de Freitas Dutra Júnior
  • Antonio Francisco Veras de Carvalho
  • Francisco Evaldo Orsano Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10628

Palavras-chave:

COVID-19. Ensino Remoto Emergencial. Educação Física. Ensino- aprendizagem.

Resumo

Introdução: O mundo passa por um momento delicado em relação à saúde mundial que vem afetando inúmeros países e famílias. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020, foi declarado estado de pandemia, em decorrência do novo coronavírus (SARS- CoV-2) conhecida também como COVID-19 (OMS, 2020). O Ensino Remoto Emergencial (ERE) chega na Educação Brasileira como uma possibilidade de reduzir os impactos causados ao processo de ensino aprendizagem. Objetivo: analisar a percepção dos discentes de Educação Física em relação aos processos de ensino aprendizagem em aulas remotas. Métodos: O estudo se caracteriza como pesquisa descritiva, de corte transversal e de caráter quantitativo. A população alvo do estudo foram os graduandos do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Resultados: A maioria dos alunos possuía local reservado para aula no ensino remoto, tinham acesso regular a internet na moradia, com utilização de banda larga, na qual foi considerada de qualidade boa. Os resultados encontrados mostraram que 51% (RM =3,79) dos discentes concordaram parcialmente que os recursos digitais foram de fácil uso e que ajudaram na aprendizagem. Os resultados revelam que 43% (RM=2,11) dos discentes discordaram totalmente que se sentiam concentrados nas aulas. Conclusão: Nesse sentido, foi possível entender como os discentes de Educação Física percebem o ERE e os fatores que interferiram nesse processo com a perspectiva de reduzir futuros prejuízos para a educação. Houveram também fatores negativos no ERE, que merecem uma maior atenção, como o impacto na formação, a dificuldade na absorção dos conteúdos, os materiais que pouco se diferenciaram do presencial, ausência de aulas práticas, a falta de concentração, desmotivação e interação entre professor-aluno.

Biografia do Autor

Débora Lopes Irene, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI. 

Vinicius Silva Lima, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI. 

Maria Caroline da Costa Gonçalves, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI. 

Nicole Macedo Orsano, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduanda em Nutrição – UFPI. 

Guilherme Ribeiro Paz Neto, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduando em Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI. 

Galba Coelho Carmo

Educação Física e Desporto Escolar.

Enéas de Freitas Dutra Júnior

Doutorado em Engenharia Biomédica. 

Antonio Francisco Veras de Carvalho

Mestre em Nutrição e Alimentos. 

Francisco Evaldo Orsano, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutorado em Ciências da Saúde. 

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Publicado

2023-08-14

Como Citar

Irene, D. L., Lima, V. S., Gonçalves, M. C. da C., Orsano, N. M., Paz Neto, G. R., Carmo, G. C., … Orsano, F. E. (2023). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 817–837. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10628