MENSAGENS INSTANTÂNEAS E VIDEOCONFERÊNCIAS NO ENSINO REMOTO: PROBLEMÁTICAS PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Eusaíres Leite da Silva instituição Educaler University
  • Elias Alves da Silva Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12792

Palavras-chave:

Aplicativos. Videoconferência. Ensino remoto. Ensino na pandemia. Covid-19.

Resumo

O presente artigo visa relatar os resultados prévios da pesquisa desenvolvida ao longo da dissertação, pelo mestrado em Matemática, cursado na Educaler University, com objetivo de responder o problema “Quais são as dificuldades de aprendizado em matemática, durante a pandemia de Covid-19 e na transição para o ensino híbrido, na percepção dos alunos de oitavos e nonos anos, do ensino fundamental do CEPI (Centro de Ensino em Período Integral) Luis Perillo, em Goiânia?”. Após a medida emergencial e a vigência do ensino remoto, muitos problemas pouco discutidos vieram à tona, como a falta de letramento digital das gestões escolares, dos docentes, dos discentes, das mães, dos pais, dos responsáveis e das comunidades; a distribuição desigual do acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos; a influência das fake news, de informações falsas e vulnerabilidade dos usuários na internet; as quedas dos índices de aprendizagem; e outros. No presente texto tem-se por intuito discutir especificamente sobre o que são os aplicativos de mensagens instantâneas (whatsapp, e-mail, instagram e outros) e de videoconferência (zoom, google meet, microsoft teams e outros), como foram úteis para viabilizar as aulas no período remoto e podem facilitar dinâmicas no ensino presencial, sem descaracterizá-lo. Obteve-se que mesmo no ensino presencial é possível utilizar estas ferramentas digitais e recomendar que os discentes se relacionem através das mesmas para, por exemplo, fazer grupos de estudos. Ao mesmo tempo, é importante não utilizar as tecnologias de forma ilustrativa e substitutiva do docente.

Biografia do Autor

Eusaíres Leite da Silva, instituição Educaler University

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mestranda em Ciência da Educação, pela instituição Educaler University. 

Elias Alves da Silva, Educaler University

Professor orientador: doutor, Educaler University. 

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Publicado

2024-01-23

Como Citar

Silva, E. L. da, & Silva, E. A. da. (2024). MENSAGENS INSTANTÂNEAS E VIDEOCONFERÊNCIAS NO ENSINO REMOTO: PROBLEMÁTICAS PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1064–1073. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12792