MEDIAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Laiz Mara Meneses Macedo Universidade Federal do Maranhão
  • Brenda Jordânia Dias Araújo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18299

Palavras-chave:

Educação Infantil. Ensino Remoto. Práticas de leitura e escrita.

Resumo

A pandemia de Covid-19 impôs desafios inéditos à Educação Infantil, impactando diretamente as práticas pedagógicas voltadas para a leitura e a escrita. Este artigo analisa as dinâmicas e tensões da mediação docente no ensino remoto, refletindo sobre as possibilidades e os limites dessa experiência no desenvolvimento da linguagem escrita em um contexto marcado por desigualdades estruturais. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseia-se em estudos recentes publicados no período pós-pandemia, além de documentos normativos que regulamentaram o ensino remoto emergencial. Os achados indicam que a migração abrupta do ensino presencial para o remoto alterou significativamente as interações pedagógicas, limitou o acesso equitativo à aprendizagem e sobrecarregou as famílias no acompanhamento das atividades escolares. Constatou-se, ainda, que estratégias de adaptação foram adotadas, mas não eliminaram as dificuldades decorrentes da ausência do espaço escolar e da precariedade no acesso a tecnologias digitais. O estudo evidencia a necessidade de reconfigurações estruturais no campo educacional, considerando as implicações dessa experiência para a alfabetização na infância e para a formulação de políticas educacionais mais equitativas.

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Biografia do Autor

Laiz Mara Meneses Macedo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação, docente do curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó, Universidade Federal do Maranhão. 

Brenda Jordânia Dias Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Maranhão. 

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Macedo, L. M. M., & Araújo, B. J. D. (2025). MEDIAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2601–2620. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18299