ADAPTAÇÃO E DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Francisco Antônio Alves Paulino UEVA
  • Glaydson Leandro Farias Mendonça UEVA
  • Francisco Fernando Silveira UFC
  • Wildson Max Barbosa da Silva UECE
  • Thiago dos Santos Francisco UFC
  • Elton Patrick Barbano UEVA
  • João Batista Araujo da Silva Junior UECE
  • Dráulio Sales da Silva UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UNIFAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22270

Palavras-chave:

Ensino de química. Ensino remoto. Ambientes virtuais de aprendizagem. Pandemia de COVID-19.

Resumo

A sociedade A pandemia de COVID-19 (2019-2022) impôs transição abrupta para o ensino remoto emergencial, agravando desafios no ensino de química, disciplina historicamente abstrata e descontextualizada. Esta revisão bibliográfica integrativa objetiva analisar metodologias usadas por professores brasileiros de química em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) durante a pandemia, verificando adaptações, tecnologias digitais e estratégias para superar obstáculos remotos. Adotou-se abordagem exploratória qualitativa, com busca em 25 revistas Qualis (A1-B2), critérios de inclusão para publicações de 2019-2022 sobre ensino remoto de química; análise de conteúdo (Bardin, 2011) categorizou 18 artigos selecionados. Resultados indicaram predomínio de estratégias tradicionais transferidas para AVAs (ex.: aulas gravadas) e uso limitado de recursos digitais (ex.: simulações, sala de aula invertida), com poucas inovações; estudos priorizaram visão docente, ignorando discente. Conclui-se que a pandemia expôs insuficiências na formação docente para integração digital, demandando pedagogias inovadoras e centradas no aluno para habilidades do século XXI na educação química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Antônio Alves Paulino, UEVA

Químico – UEVA. 

Glaydson Leandro Farias Mendonça, UEVA

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UEVA. Químico – UFC.

Francisco Fernando Silveira, UFC

Mestre em Química – UFC, Professor de Química – IFPI Campus Paulistana Químico – UEVA.

Wildson Max Barbosa da Silva, UECE

Doutor em Biotecnologia – RENORBIO – UECE,Professor Adjunto – UEVA. Químico – UFC.

Thiago dos Santos Francisco, UFC

Doutor em Química – UFC, Professor Adjunto – UEVA, Químico – UFC. 

Elton Patrick Barbano, UEVA

Doutor em Química - UFSCAR, Brasil. Professor Adjunto - UEVA. Químico - UFSCar/SP (BR).

João Batista Araujo da Silva Junior, UECE

Doutor em Química - UFC;Professor de Química - UECE. Químico – UFC.

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química - UEVA. Químico – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UNIFAMETRO

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde – UNIFAMETRO, Farmacêutico – UFC. 

Downloads

Publicado

2025-11-17

Como Citar

Paulino, F. A. A., Mendonça, G. L. F., Silveira, F. F., Silva, W. M. B. da, Francisco, T. dos S., Barbano, E. P., … Nunes, R. de M. (2025). ADAPTAÇÃO E DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5035–5053. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22270