PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA: IMPORTÂNCIA, DESAFIOS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Fabricio Leonardo de Oliveira UECE
  • Lauro Araujo Mota UFPI
  • Dráulio Sales da Silva UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UNIFAMETRO
  • Ana Paula Araújo Mota UECE
  • João Batista Araujo da Silva Junior UFC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14699

Palavras-chave:

Ensino Médio. Experimentos. Aprendizagem.

Resumo

As dificuldades dos alunos em aprender Química permanecem uma preocupação significativa, com essas dificuldades originando-se de diversos fatores. Entre eles, destaca-se o ensino tradicional, que muitas vezes torna as aulas pouco atrativas. No entanto, atividades experimentais têm sido defendidas por vários autores como uma ferramenta eficaz para proporcionar uma aprendizagem mais significativa e facilitada. O estudo investigou a percepção de 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio em Tauá-CE sobre a importância das aulas práticas de Química. Os resultados destacaram que 92% dos alunos reconhecem a relevância das atividades experimentais para sua aprendizagem, contrastando com apenas 8% que expressaram pouco benefício. A falta de realização dessas práticas, devido a intervalos longos entre as aulas e escassez de materiais como vidrarias e reagentes, foi identificada como um obstáculo significativo. Apesar desses desafios, os alunos percebem que as aulas experimentais melhoram a compreensão dos conteúdos químicos, estimulam a curiosidade e promovem o trabalho em grupo. A maioria dos participantes avaliou positivamente o impacto dessas atividades na aprendizagem, sugerindo que a integração entre teoria e prática é essencial para um ensino de qualidade em Química, enfatizando a necessidade de maior suporte institucional para viabilizar essas práticas educacionais de forma mais consistente e acessível.

Biografia do Autor

Fabricio Leonardo de Oliveira, UECE

Químico – UECE. 

Lauro Araujo Mota, UFPI

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza - UFPI. Pedagogo – UECE. 

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UVA Química - UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UNIFAMETRO

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde, UNIFAMETRO/UNIJAGUARIBE/MULTIVERSA Farmacêutico – UFC. 

Ana Paula Araújo Mota, UECE

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE Pedagoga – UECE.

João Batista Araujo da Silva Junior, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE Químico – UFC. 

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Oliveira, F. L. de, Mota, L. A., Silva, D. S. da, Nunes, R. de M., Mota, A. P. A., & Silva Junior, J. B. A. da. (2024). PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA: IMPORTÂNCIA, DESAFIOS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 16–39. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14699