O PAPEL DAS DISCIPLINAS “PRÁTICA DE ENSINO” NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18058Palavras-chave:
Prática de Ensino. Licenciatura em Química. Formação de Professores.Resumo
Apesar de cursarem disciplinas de Prática de Ensino (PE), muitos licenciandos em Química demonstram dificuldades didáticas, enquanto outros, sem formação pedagógica formal, desenvolvem processos de ensino-aprendizagem eficazes. Este estudo investigou a relevância das disciplinas Prática de Ensino V e VI na formação de acadêmicos do curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), analisando como contribuem para a preparação profissional. Participaram 23 estudantes que já haviam cursado as disciplinas, as quais enfatizam metodologias como TDIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), atividades lúdicas e elaboração de planos de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e empírica, revelou que as disciplinas ampliam a capacidade dos licenciandos em articular teorias pedagógicas com a prática, incentivando a reflexão crítica sobre o ensino. Embora parte dos participantes ainda não atue na área, a maioria destacou que os componentes curriculares fortalecem a preparação de aulas inovadoras e a adaptação a contextos educacionais diversos. Conclui-se que as PE não apenas enriquecem o currículo, mas também estimulam a criatividade e a autonomia docente, superando modelos tradicionais. Contudo, o estudo sugere que a eficácia pedagógica também depende de fatores além da formação formal, como habilidades intrínsecas e experiências extracurriculares.
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