O PAPEL DAS DISCIPLINAS “PRÁTICA DE ENSINO” NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Autores

  • Jean de Sousa Oliveira UEVA
  • Glaydson Leandro Farias Mendonça UEVA
  • João Batista Araujo da Silva Junior UECE
  • Lauro Araujo Mota UNICAMP
  • Ana Paula Araújo Mota UECE
  • Dráulio Sales da Silva UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UNIFAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18058

Palavras-chave:

Prática de Ensino. Licenciatura em Química. Formação de Professores.

Resumo

Apesar de cursarem disciplinas de Prática de Ensino (PE), muitos licenciandos em Química demonstram dificuldades didáticas, enquanto outros, sem formação pedagógica formal, desenvolvem processos de ensino-aprendizagem eficazes. Este estudo investigou a relevância das disciplinas Prática de Ensino V e VI na formação de acadêmicos do curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), analisando como contribuem para a preparação profissional. Participaram 23 estudantes que já haviam cursado as disciplinas, as quais enfatizam metodologias como TDIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), atividades lúdicas e elaboração de planos de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e empírica, revelou que as disciplinas ampliam a capacidade dos licenciandos em articular teorias pedagógicas com a prática, incentivando a reflexão crítica sobre o ensino. Embora parte dos participantes ainda não atue na área, a maioria destacou que os componentes curriculares fortalecem a preparação de aulas inovadoras e a adaptação a contextos educacionais diversos. Conclui-se que as PE não apenas enriquecem o currículo, mas também estimulam a criatividade e a autonomia docente, superando modelos tradicionais. Contudo, o estudo sugere que a eficácia pedagógica também depende de fatores além da formação formal, como habilidades intrínsecas e experiências extracurriculares.

 

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Biografia do Autor

Jean de Sousa Oliveira, UEVA

Químico – UEVA. 

Glaydson Leandro Farias Mendonça, UEVA

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UEVA. Químico – UFC.  

João Batista Araujo da Silva Junior, UECE

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE. Químico – UFC. 

Lauro Araujo Mota, UNICAMP

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza – UFPI. Pedagogo – UECE. 

Ana Paula Araújo Mota, UECE

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE. Pedagoga – UECE.

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química – UFC. Professor de Química – UEVA. Químico – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UNIFAMETRO

Doutor em Ciências Médicas - UFC; Professor dos Cursos da Saúde   UNIFAMETRO/UNIJAGUARIBE. Farmacêutico – UFC. 

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

Oliveira, J. de S., Mendonça, G. L. F., Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Mota, A. P. A., Silva, D. S. da, & Nunes, R. de M. (2025). O PAPEL DAS DISCIPLINAS “PRÁTICA DE ENSINO” NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 593–607. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18058