ANÁLISE DOS GÊNEROS HIPERTEXTUAIS E DIGITAIS COMO RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.13026Palavras-chave:
Hipertextos. Gêneros digitais. Tecnologia. Ensino. Aprendizado. Ensino fundamental. Escola Secundária.Resumo
A pesquisa tem como objetivo determinar a influência da tecnologia no processo de escrita em função da proliferação dos gêneros digitais e hipertextos que interferem no ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Foi desenvolvido um estudo baseado na pesquisa descritiva, qualitativa com estudos bibliográficos. Trouxe como problema do estudo: Como as TIC influenciam o processo de produção textual dos alunos do Ensino Médio e Fundamental II? A pressão de milhões de usuários transformou a tecnologia da Web em um padrão de fato para a criação de hipertextos. No estudo, busca obter informações sobre o uso da Internet, este novo meio que tem gerado uma utilização massiva do hipertexto. O estudo, além de ajudar a compreender a utilização do hipertexto e seu potencial, pode-se afirmar, então, que a leitura se tornou mais complexa com a presença desses textos, que exigem competências e habilidades além daquelas necessárias para a compreensão da leitura linear. O resultado do estudo apresentou que é preciso construir formas de ensino que rompam com os esquemas, que estabeleçam e reconheçam e aproveitem as vantagens que esses ambientes oferecem para aprender. O desenvolvimento da competência leitora e da aprendizagem por meio de hipertextos é descrito como um campo relativamente recente, no qual é inevitável a busca de utilidade e projeção de resultados para promover a aprendizagem dos alunos por meio do uso eficiente do hipertexto para fins educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY