ANÁLISE DOS GÊNEROS HIPERTEXTUAIS E DIGITAIS COMO RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Arleth Silvia de Melo Gouveia Universidad del Sol – Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.13026

Palavras-chave:

Hipertextos. Gêneros digitais. Tecnologia. Ensino. Aprendizado. Ensino fundamental. Escola Secundária.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo determinar a influência da tecnologia no processo de escrita em função da proliferação dos gêneros digitais e hipertextos que interferem no ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Foi desenvolvido um estudo baseado na pesquisa descritiva, qualitativa com estudos bibliográficos. Trouxe como problema do estudo: Como as TIC influenciam o processo de produção textual dos alunos do Ensino Médio e Fundamental II? A pressão de milhões de usuários transformou a tecnologia da Web em um padrão de fato para a criação de hipertextos. No estudo, busca obter informações sobre o uso da Internet, este novo meio que tem gerado uma utilização massiva do hipertexto. O estudo, além de ajudar a compreender a utilização do hipertexto e seu potencial, pode-se afirmar, então, que a leitura se tornou mais complexa com a presença desses textos, que exigem competências e habilidades além daquelas necessárias para a compreensão da leitura linear. O resultado do estudo apresentou que é preciso construir formas de ensino que rompam com os esquemas, que estabeleçam e reconheçam e aproveitem as vantagens que esses ambientes oferecem para aprender. O desenvolvimento da competência leitora e da aprendizagem por meio de hipertextos é descrito como um campo relativamente recente, no qual é inevitável a busca de utilidade e projeção de resultados para promover a aprendizagem dos alunos por meio do uso eficiente do hipertexto para fins educacionais.

Biografia do Autor

Arleth Silvia de Melo Gouveia, Universidad del Sol – Paraguay

Graduação: em Letras: Português – Inglês Universidade Estadual de Goiás - UEG/Campus Iporá - GO; Graduação: em Pedagogia - Universidade Vale do Acaraú - UVA /CE; Pós-graduação: em Língua Portuguesa -Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO - Goiânia/GO. Pós – Graduação: Literatura Brasileira - Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO- Goiânia/GO; Pós-graduação: em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade Brasileira de Educação FABEC - CE; Mestrado em Ciências da Educação - Universidade Del Sol - Unades - Cuidad Del Este – Paraguay.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Gouveia, A. S. de M. (2023). ANÁLISE DOS GÊNEROS HIPERTEXTUAIS E DIGITAIS COMO RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1393–1407. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.13026