AS NOVAS ABORDAGENS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Arleth Silvia de Melo Gouveia Universidade Del Sol-UNADES
  • Débia Regia Silva Guimarães Borges Universidade del Sol
  • Jeromice Moreira da Siva Universidade Del Sol - UNADES
  • Sandra Maria A Barbosa Melo Universidade De Desarrolho Sustentable - UDS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10664

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Docentes. Formação Continuada.

Resumo

A pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar as mudanças recentes nas políticas públicas relacionadas à formação de professores, examinando os princípios e abordagens adotadas pelos órgãos governamentais e instituições de ensino. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, descritivo exploratório, fundamentado na pesquisa bibliográfica que trouxe fatos atualizados sobre o tema em destaque. Como problema do estudo apresentou o seguinte questionamento: Quais são as principais mudanças recentes nas políticas públicas para a formação de professores implementadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela formulação e execução? O resultado do estudo compreendeu que, apesar da importância crescente que governos, programas de reforma educacional e especialistas atribuem às políticas voltadas para o desenvolvimento profissional dos professores, ainda estamos longe de ter uma formação continuada adequada, que atenda com qualidade a classe dos professores. Na última década, vários estados e municípios implementaram os programas de formação continuada, tanto em seus conteúdos quanto em sua estrutura e fundamentos e, iniciaram um processo de reconversão e credenciamento das instituições responsáveis. No entanto, persistem graves problemas, quer no funcionamento das instituições e no perfil dos seus corpos docentes, quer na organização, planejamento e gestão do subsistema de formação continuada. A pesquisa buscou compreender as transformações ocorridas nas políticas de formação de professores ao longo do tempo, identificando as principais iniciativas implementadas pelos órgãos governamentais para aprimorar a preparação dos educadores. Com base nas informações, é possível identificar tendências, desafios e oportunidades relacionadas à formação de professores, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas nessa área. O problema de estudo centrou-se nas principais mudanças implementadas pelas políticas públicas e seu impacto na formação docente, visando contribuir para uma educação mais qualificada e eficiente no Brasil.

Biografia do Autor

Arleth Silvia de Melo Gouveia, Universidade Del Sol-UNADES

Mestrado em Ciências da Educação-Universidade Del Sol-UNADES-San Lorenzo-Paraguay.Orcid:  https://orcid.org/0009-0003-2100-2750. 

Débia Regia Silva Guimarães Borges, Universidade del Sol

Mestrado em Ciências da Educação-Universidade Del  Sol-UNADES-San Lorenzo-Paraguay. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-9426-3795. 

Jeromice Moreira da Siva, Universidade Del Sol - UNADES

Doutora em Ciências da Educação - Universidade Del Sol - UNADES - San Lorenzo - Paraguay.

Sandra Maria A Barbosa Melo, Universidade De Desarrolho Sustentable - UDS

Doutora em Ciências da Educação - Universidade De Desarrolho Sustentable - UDS - Paraguay. 

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Gouveia, A. S. de M., Borges, D. R. S. G., Siva, J. M. da, & Melo, S. M. A. B. (2023). AS NOVAS ABORDAGENS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1021–1036. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10664