AS NOVAS ABORDAGENS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10664Palavras-chave:
Políticas Públicas. Docentes. Formação Continuada.Resumo
A pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar as mudanças recentes nas políticas públicas relacionadas à formação de professores, examinando os princípios e abordagens adotadas pelos órgãos governamentais e instituições de ensino. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, descritivo exploratório, fundamentado na pesquisa bibliográfica que trouxe fatos atualizados sobre o tema em destaque. Como problema do estudo apresentou o seguinte questionamento: Quais são as principais mudanças recentes nas políticas públicas para a formação de professores implementadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela formulação e execução? O resultado do estudo compreendeu que, apesar da importância crescente que governos, programas de reforma educacional e especialistas atribuem às políticas voltadas para o desenvolvimento profissional dos professores, ainda estamos longe de ter uma formação continuada adequada, que atenda com qualidade a classe dos professores. Na última década, vários estados e municípios implementaram os programas de formação continuada, tanto em seus conteúdos quanto em sua estrutura e fundamentos e, iniciaram um processo de reconversão e credenciamento das instituições responsáveis. No entanto, persistem graves problemas, quer no funcionamento das instituições e no perfil dos seus corpos docentes, quer na organização, planejamento e gestão do subsistema de formação continuada. A pesquisa buscou compreender as transformações ocorridas nas políticas de formação de professores ao longo do tempo, identificando as principais iniciativas implementadas pelos órgãos governamentais para aprimorar a preparação dos educadores. Com base nas informações, é possível identificar tendências, desafios e oportunidades relacionadas à formação de professores, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas nessa área. O problema de estudo centrou-se nas principais mudanças implementadas pelas políticas públicas e seu impacto na formação docente, visando contribuir para uma educação mais qualificada e eficiente no Brasil.
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